Carregando

Informativo  309, ano de 2022

14ª CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO SUSPENDE COBRANÇA DE TAXA DE USO DE PLATAFORMA EM RODOVIÁRIA


Em recente decisão, a 14ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu liminar para suspender a exigibilidade da cobrança, imposta pela Prefeitura de Bragança Paulista a uma empresa de ônibus, pelo embarque intermunicipal e interestadual de passageiros e pela utilização da plataforma do terminal rodoviário do município.

Isso porque, entendeu que “preços de serviços públicos e taxas não se confundem, porque estas, diferentemente daqueles, são compulsórias e têm sua cobrança condicionada à prévia autorização orçamentária, em relação à lei que as instituiu” - Súmula 545 do STF.

A Viação Atibaia São Paulo, havia ajuizado ação contra a cobrança sob o argumento de que somente a lei poderia instituir os pagamentos, nos moldes do artigo 150, I, da Constituição Federal, dada a natureza jurídica de taxa. A liminar havia sido negada em primeiro grau, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo reformou a decisão.

Diante da aparente natureza jurídica de taxa, o Relator concluiu pela ilegalidade da cobrança, uma vez que o município a instituiu por meio de um decreto municipal, quando, na verdade, seria necessária a edição de lei. Para embasar a concessão da liminar pleiteada pela empresa de ônibus.

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal