Veja Online
Logo Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo
 

INFORMATIVO SEMANAL
Nº. 344

STF: MANTIDA LEI GAÚCHA QUE ISENTA IPVA DE TÁXIS ADQUIRIDOS POR MEIO DE LEASING.

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou a Lei do Estado do Rio Grande do Sul que prevê a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre automóveis adquiridos por arrendamento mercantil (leasing) para uso como táxi.

    SAIBA MAIS    

APÓS DESEMPATE PRÓ-CONTRIBUINTE, CARF AFASTA TRAVA DE 30% EM CASO DE EMPRESA EXTINTA

Após a aplicação do desempate pró-contribuinte, a 1ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) afastou a trava de 30% para aproveitamento de prejuízo fiscal e base negativa de CSLL no momento da extinção da empresa por incorporação. A trava de 30% é uma limitação para a compensação do prejuízo fiscal e da base negativa, evitando que o contribuinte deduza os valores na integralidade na apuração do Lucro Real.

    SAIBA MAIS    

TRF1: FIES SÓ PODE SER TRANSFERIDO SE A NOTA DO ENEM FOR IGUAL OU SUPERIOR À DO ÚLTIMO ESTUDANTE SELECIONADO PARA A INSTITUIÇÃO DE DESTINO.

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu que a transferência do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) somente pode ocorrer se o estudante tiver nota no Enem igual ou superior ao último estudante selecionado para a instituição de ensino de destino.

    SAIBA MAIS    

TJSP: LIMINAR SUSPENDE TAXA DE TURISMO PARA ÔNIBUS EM UBATUBA.

O desembargador James Siano, do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspendeu, em liminar, a exigibilidade de taxas de turismo para ônibus fretados em Ubatuba/São Paulo. Vale destacar que a Constituição Federal, bem como a Constituição paulista, proíbe a exigência ou aumento de tributo sem lei que estabeleça.

    SAIBA MAIS    

PGFN AMPLIA, POR MEIO DE NOVA PORTARIA, UTILIZAÇÃO DE PREJUÍZO FISCAL NA TRANSAÇÃO TRIBUTÁRIA, POSSIBILITANDO A QUITAÇÃO ANTECIPADA DE VALORES DE TRANSAÇÕES DE CRÉDITOS IRRECUPERÁVEIS OU DE DIFÍCIL RECUPERAÇÃO.

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou, na última sexta-feira (07/10), o programa que disciplina o Programa de Quitação Antecipada de Transações e Inscrições da Dívida Ativa da União da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – QuitaPGFN, que permite a quitação antecipada de valores incluídos em transações de créditos tributários irrecuperáveis ou de difícil recuperação com a utilização de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa de CSLL.

    SAIBA MAIS    

PUBLICADO O DECRETO ESTADUAL N° 48.519, PELO GOVERNO DE MINAS GERAIS, QUE DISPÕE SOBRE A EMISSÃO DA CERTIDÃO DE PAGAMENTO OU DESONERAÇÃO DO ITCD, NA HIPÓTESE DE AVALIAÇÃO FAZENDÁRIA PENDENTE POR PRAZO SUPERIOR A NOVENTA DIAS.

A nova norma entra em vigor a partir de 20 de outubro e estabelece que todos os protocolos com mais de 90 dias - a contar da data da entrega da Declaração de Bens e Direitos (DBD) - não analisados pela Fazenda dentro desse prazo, irão considerar os valores declarados pelos cidadãos e contribuintes para fins de emissão da certidão de pagamento ou desoneração do tributo.

    SAIBA MAIS    

FICA PRORROGADO O PRAZO PARA TRANSFORMAÇÃO DAS UNIDADES SECCIONAIS DA PGFN ATRAVÉS DA PORTARIA Nº 8.869, DE 6 DE OUTUBRO DE 2022.

A Portaria nº 8.869/2022 prorroga o prazo previsto no artigo 3º, § 1° da Portaria PGFN nº 24980, para 16 de dezembro de 2022, para transformação de unidades Seccionais da Procuradoria da Fazenda Nacional com menos de cinco Procuradores em Escritórios de Representação.

    SAIBA MAIS    

O SÓCIO FUNDADOR DA ALMEIDA MELO SOCIEDADE DE ADVOGADOS, O DR. JOÃO PAULO FANUCCHI ALMEIDA MELO, PARTICIPARÁ DO PAINEL DE DICAS E PRÁTICAS NA ÁREA TRIBUTÁRIA NO 34° CONGRESSO E FEIRA SUPERMERCADISTA E DA PANIFICAÇÃO - SUPERMINAS FOOD SHOW 2022.

O Dr. João Paulo Fanucchi Almeida Melo, sócio fundador do escritório Almeida Melo Sociedade de Advogados, participará como palestrante da Superminas Food Show 2022 - 34° Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação, no painel que terá como tema “Dicas e práticas na área tributária: um debate técnico sobre questões tributárias relevantes para o setor supermercadista.”

    SAIBA MAIS    

BELO HORIZONTE/MG

Av. Bias Fortes, 349, 6º andar, Lourdes
CEP: 30.170-011

+55 (31) 3658-2176

BRASÍLIA/DF | SÃO PAULO/SP

 

Não quer mais receber este informativo? Clique no link abaixo!

Cancelamento da assinatura