Carregando

Informativo  376, ano de 2023

Versão para envio via e-mail
 

EFICÁCIA DA DECISÃO SOBRE CANCELAMENTO DE PRECATÓRIOS NÃO RESGATADOS É ESTABELECIDA PELO STF

INFORMATIVO 376


Por unanimidade, o Plenário fixou o entendimento de que a decisão do Supremo Tribunal Federal que entendeu como inconstitucional o cancelamento pelas instituições financeiras de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV) federais não resgatados no prazo de dois anos somente produz efeitos a partir de 06/07/2022. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5755) foi julgada procedente em junho de 2022, invalidando a Lei 13.463/2017.

Ler mais...
 

STF VALIDA ENVIO DE VERBA POR PERDAS ESTADUAIS NO ICMS DOS COMBUSTÍVEIS

INFORMATIVO 376


O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou um acordo que estabelece o repasse de R$ 26,9 bilhões pelo governo federal aos Estados e ao Distrito Federal. O objetivo desse repasse é compensar as perdas na arrecadação devido às Leis Complementares 192/22 e 194/22, que reduziram o ICMS dos combustíveis.

Ler mais...
 

STJ DEFINIRÁ, SOB O RITO DOS RECURSOS REPETITIVOS, A APLICAÇÃO DA REGRA DE RESTITUIÇÃO DE DIFERENÇAS DE ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.

INFORMATIVO 376


A Primeira Seção do STJ definirá a aplicação da regra prevista no artigo 166 do CTN quanto à substituição tributária para frente.

Ler mais...
 

STJ DETERMINA, SOB RITO DOS RECURSOS REPETITIVOS, QUE IR E CSLL INCIDEM SOBRE A CORREÇÃO MONETÁRIA DAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS.

INFORMATIVO 376


A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça decidiu que o Imposto de Renda (IR) e a Contribuição Social de Lucro Líquido (CSLL), por se caracterizarem legal e contabilmente como Receita Bruta na condição de Receitas Financeiras componentes do Lucro Operacional, incidem sobre a correção monetária das aplicações financeiras.

Ler mais...
 

SÓCIO SEM PODER DE GESTÃO NÃO PODE SER INCLUÍDO NA EXECUÇÃO FISCAL - DECIDE TJ DO TOCANTINS

INFORMATIVO 376


O Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins reconheceu a ilegitimidade passiva da sócia não administradora de uma empresa em uma execução fiscal. No processo de número 0001217-02.2023.8.27.2700 restou decidido que: “a inclusão do sócio de sociedade empresária, na ação de execução fiscal, como responsável solidário pelas obrigações tributárias que era originalmente da pessoa jurídica contribuinte, somente é possível quando demonstrada sua condição de sócio gerente ou administrador, ou seja, de que o sócio indicado na CDA tenha efetivamente poderes de gestão da pessoa jurídica “.

Ler mais...
 

EMPRESA OBTÉM DECISÃO FAVORÁVEL PARA AFASTAR MULTA E JUROS EM COBRANÇA DE CSLL

INFORMATIVO 376


Os contribuintes estão discutindo judicialmente questões referentes à incidência de juros e multa após a decisão do Supremo Tribunal Federal que firmou entendimento sobre a coisa julgada em matéria tributária (RE 955227 e RE 949297). Até o presente momento, houve definição pelo STF em relação à dívida principal, mas nada foi dito em relação aos juros de mora e à multa.

Ler mais...
 

PUBLICADA LEI QUE DEFINE NOVAS REGRAS DO PERSE E, AINDA, EXCLUI O ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO CRÉDITO DO PIS E DA COFINS

INFORMATIVO 376


No dia 30/05/2023 foi publicada no Diário Oficial da União a Lei n°14.592/2023 que trata sobre o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Dentre as atualizações está a previsão dos códigos CNAE pertencentes ao setor de eventos e o veto dos arts. 11 e 12 da MP 1147/22 que versava sobre a destinação de 5% da arrecadação do Sesc/Senai à Embratur.

Ler mais...
 

MP DO VOTO DE QUALIDADE NO CARF PERDE A VIGÊNCIA

INFORMATIVO 376


A Medida Provisória nº 1160 de 2023 que estabelecia o retorno do voto de qualidade no CARF perdeu a sua vigência no dia 01 de junho de 2023, data limite em que deveria ter sido votada pelo Congresso Nacional.

Ler mais...
 

LITÍGIO ZERO TEM PRAZO PRORROGADO

INFORMATIVO 376


O Programa de Redução de Litigiosidade Fiscal (PRLF) teve o seu prazo prorrogado para o dia 31 de julho, atendendo a solicitação dos contribuintes. O programa busca solucionar conflitos, evitando a judicialização excessiva.

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal