Carregando

Informativo  448, ano de 2024

Versão para envio via e-mail
 

STJ DECIDE - EMPRESA QUE OPTA PELO LUCRO PRESUMIDO DEVE INCLUIR O ISS NA BASE DE CÁLCULO DO IRPJ E DA CSLL

INFORMATIVO 448


A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no julgamento do Tema 1.240, decidiu que o ISS deve ser incluído na base de cálculo do IRPJ e da CSLL quando apurados pelo regime de lucro presumido. O colegiado comparou essa questão com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) no Tema 69, que excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins, mas destacou que esse entendimento não se aplica ao ISS no contexto do lucro presumido.

Ler mais...
 

PRESIDENTE DE EMPRESA DE CAPITAL FECHADO QUE POSSUA COMO ACIONISTA MINORITÁRIO EMPRESA PÚBLICA PODE ADERIR A RERCT

INFORMATIVO 448


O presidente de uma empresa de capital que tem como acionista minoritário uma empresa pública não exerce função pública de direção e, portanto, está apto a aderir ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT). Com base nesse entendimento, o STJ rejeitou o recurso especial da Fazenda Nacional, que questionava a participação de Márcio Lobão no programa de regularização de ativos de origem lícita, tanto no Brasil quanto no exterior, conforme notícia veiculada pelo site Conjur.

Ler mais...
 

IMPOSTO DE RENDA (IR): DOENÇAS GRAVES GARANTEM ISENÇÃO DE IR PARA APOSENTADOS

INFORMATIVO 448


A Lei nº 7.713/88 garante a isenção do Imposto de Renda (IR) sobre os rendimentos de aposentadoria e previdência privada para pessoas com doenças graves, como câncer, cegueira e Alzheimer. Isso significa que aqueles que sofrem de tais doenças não precisam pagar o imposto, independentemente de quando começaram os sintomas. Recentemente, a Justiça Federal concedeu essa isenção a dois aposentados com doenças graves e determinou a devolução de valores pagos indevidamente nos últimos anos, conforme noticiado pelo site Conjur.

Ler mais...
 

TJSP: COMPANHIA DE SANEAMENTO DEVE RECOLHER IPTU

INFORMATIVO 448


Recentemente, a 5ª Câmara de Direito Público de São Paulo manteve a decisão de 1ª instância que determinou a cobrança de IPTU sobre um imóvel pertencente à companhia de saneamento que presta serviços ao ente federativo competente.

Ler mais...
 

INSTITUÍDO PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO DE CRÉDITO TRIBUTÁRIOS EM GOIÂNIA/GO

INFORMATIVO 448


Recentemente, foi publicada a Lei nº 11.269/2024 em Goiânia, que institui o Programa de Recuperação de Créditos Tributários, Fiscais e Não Tributários, visando promover a regularização de débitos municipais.

Ler mais...
 

REFORMA TRIBUTÁRIA: SPLIT PAYMENT

INFORMATIVO 448


Uma das mudanças relevantes introduzidas pela reforma tributária é o “split payment” ou divisão de pagamento. Esse mecanismo automatiza o recolhimento de tributos, que ocorre diretamente no momento do pagamento.

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal