Veja Online
Logo Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo
 

INFORMATIVO SEMANAL
Nº. 330

STF DECLARA INCONSTITUCIONAL LEIS QUE INSTITUÍRAM ALÍQUOTA DE ICMS SOBRE ENERGIA ELÉTRICA E TELECOMUNICAÇÕES NO ESTADO DE SANTA CATARINA E NO DISTRITO FEDERAL.

Após o Presidente da República sancionar a Lei Complementar que definiu uma lista de bens e serviços como essenciais, o Supremo Tribunal Federal (STF) por maioria, entendeu pela declaração de inconstitucionalidade de leis que instituíram alíquota sobre a energia e telecomunicação acima da praticada sobre as operações em geral do Estado de Santa Catarina e do Distrito Federal.

    SAIBA MAIS    

STF DECLARA CONSTITUCIONAL TAXAS PAGAS PELAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE RADIODIFUSÃO AO FUNDO DE FISCALIZAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES

O Plenário do STF julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4039 e declarou a constitucionalidade de taxas pagas por prestadoras de serviços de radiodifusão ao Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), arrecadadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

    SAIBA MAIS    

STF PRORROGA ATÉ 31/10 A SUSPENSÃO DE DESPEJOS EM RAZÃO DA PANDEMIA

O ministro do STF Luís Roberto Barroso prorrogou até 31/10/22 a suspensão de despejos e desocupações, em razão da pandemia de covid-19. Na decisão, no bojo da ADPF 828, o ministro ressaltou que a nova data determinada evita qualquer superposição com o período eleitoral.

    SAIBA MAIS    

SEGUINDO DETERMINAÇÃO DO STF 21 ESTADOS E O DISTRITO FEDERAL ANUCIAM REDUÇÃO DO ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS

Em cumprimento a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) diversos estados anunciaram a redução do ICMS sobre combustíveis, são eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal.

    SAIBA MAIS    

STJ ENTENDE QUE SEM DISPOSIÇÃO EXPRESSA EM CONTRÁRIO, O CRÉDITO DO REINTEGRA, ANTES DA MEDIDA PROVISÓRIA 651/2014, DEVE COMPOR A BASE DE CÁLCULO DO IRPJ E DA CSLL.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, salvo disposição em contrário, o crédito do Reintegra deve compor o lucro operacional e, assim, a base de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

    SAIBA MAIS    

STJ ALTERA TESE E INCLUI ICMS NA BASE DE CÁLCULO DA CPRB

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mediante juízo de retratação, alterou a tese consolidada no Tema 994 dos recursos repetitivos, que passou a ter a seguinte redação: “é constitucional a inclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB)”.

    SAIBA MAIS    

STJ DECIDE QUE SEGURO-GARANTIA COM PRAZO DE VALIDADE NÃO GARANTE EXECUÇÃO FISCAL, SENDO NECESSÁRIA SUA CONTRATAÇÃO POR PRAZO INDETERMINADO OU TER VALIDADE ATÉ A EXTINÇÃO DA COBRANÇA JUDICIAL

Esse foi o entendimento 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no julgamento de Agravo Interno em Recurso Especial (REsp), no qual um Banco ofereceu seguro-garantia em Execução Fiscal promovida por Município. Para os ministros, o prazo de validade de cinco anos torna a apólice do seguro inidônea para fins de garantia do feito executivo. A inidoneidade decorre do risco de a apólice vencer antes do encerramento da ação.

    SAIBA MAIS    

TRANSAÇÃO TRIBUTÁRIA: PRORROGADO PRAZO DAS NEGOCIAÇÕES COM CONDIÇÕES DIFERENCIADAS ATÉ 31 DE OUTUBRO DE 2022

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) prorrogou o prazo para as negociações com condições diferenciadas – desconto, entrada facilitada e prazo ampliado para pagamento. Agora os contribuintes têm até 31 de outubro para aderir às transações, no portal Regularize. 

    SAIBA MAIS    

CONGRESSO NACIONAL DEBATE PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL PARA INCLUIR A ARBITRAGEM COMO CAUSA DE SUSPENSÃO DA EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO, ALÉM DE PROPOR OUTRAS MUDANÇAS

O Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 17/2022 é objeto de debate no Congresso Nacional e visa estabelecer “normas gerais relativas a direitos, garantias e deveres do contribuinte”. O PLP abrange, dentre outras matérias de direito, as questões de ordem tributária, das quais se destacam:

    SAIBA MAIS    

SANCIONADA A LEI QUE ATENDE DECISÃO DO STF QUE JULGOU INCONSTITUCIONAL A COBRANÇA DO ICMS SOBRE PIS/COFINS E DETERMINA QUE ANEEL REVEJA REAJUSTES APLICADOS EM CONTAS DE LUZ NESTE ANO PARA DEVOLVER O IMPOSTO COBRADO A MAIOR

A Lei nº 14.385/2022 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), após ser sancionada e permitiu que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devolva os valores cobrados de ICMS sobre PIS/COFINS a mais dos contribuintes, por meio de reajustes menores nas contas de energia.

    SAIBA MAIS    

TJDFT: LIVRE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO NÃO PODE SER USADA PARA AMPARAR CONDENAÇÃO POR DANOS MORAIS

A 1ª Turma Cível do TJDFT acatou, por unanimidade, recurso apresentado por uma usuária do Instagram que foi condenada a indenizar por danos morais um parlamentar após responder um post dele na rede social com um emoji de roedor. O colegiado entendeu que a recorrente apenas fez uso da sua liberdade de pensamento e expressão.

    SAIBA MAIS    

MINAS GERAIS ZERA ICMS SOBRE HORTALIÇAS E FRUTAS SEMIPROCESSADAS

Através do Decreto 48.407/2022 o Governo de Minas Gerais zerou a partir de 01/07/2022, o ICMS sobre as hortaliças e frutas semiprocessadas vendidas em supermercados.

    SAIBA MAIS    

CONTRIBUINTES DE BELO HORIZONTE TERÃO DESCONTO DE 2% PARA QUITAR AS PARCELAS DO IPTU REFERENTE AOS MESES DE AGOSTO A DEZEMBRO DESTE ANO

Os contribuintes de Belo Horizonte terão direito a concessão de desconto de 2% no pagamento integral das parcelas do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) referentes aos meses de agosto a dezembro deste ano.

    SAIBA MAIS    

BELO HORIZONTE/MG

Av. Bias Fortes, 349, 6º andar, Lourdes
CEP: 30.170-011

+55 (31) 3658-2176

BRASÍLIA/DF | SÃO PAULO/SP

 

Não quer mais receber este informativo? Clique no link abaixo!

Cancelamento da assinatura