Veja Online
Logo Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo
 

INFORMATIVO SEMANAL
Nº. 416

STF: INCIDE PIS E COFINS SOBRE LOCAÇÃO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS

O Supremo Tribunal Federal declarou a constitucionalidade da incidência de PIS e Cofins sobre receitas de locação de bens móveis e imóveis. O julgamento foi finalizado na quinta-feira (11), onde prevaleceu o voto do ministro Alexandre de Moraes, para quem a Constituição sempre autorizou a incidência das contribuições.

    SAIBA MAIS    

TJMG: AVALIAÇÃO UNILATERAL DO TERRENO NÃO É SUFICIENTE PARA A APURAÇÃO DO VALOR A SER DEPOSITADO PREVIAMENTE EM CASO DE DESAPROPRIAÇÃO POR UTILIDADE PÚBLICA

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apreciou, na semana passada, um caso envolvendo o pedido de imissão provisória na posse de imóvel, por parte da CEMIG, com o fim de instituir passagem de linha de energia elétrica. No qual foi ofertado ao proprietário do terreno um valor de indenização baseado em avaliação unilateral feita pela própria Companhia Energética.

    SAIBA MAIS    

REFORMA TRIBUTÁRIA: GRUPOS DE TRABALHO DO CONGRESSO NACIONAL PROPÕE FISCALIZAÇÃO E PAGAMENTO EM CONJUNTO DO IBS E DA CBS

Segundo o jornal Jota.info, na última quinta-feira, dia 11/04/2024, os grupos de trabalho do Congresso Nacional encarregados de debater a regulamentação da reforma tributária apresentaram propostas de leis complementares relacionadas à fiscalização do IBS e da CBS, ao contencioso administrativo e às alíquotas diferenciadas.

    SAIBA MAIS    

GOVERNO FEDERAL INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS MICROEMPRESAS E DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 11/04/2024 o Decreto nº 11.993/2024 que institui a Política Nacional de Desenvolvimento das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - Política Nacional das MPEs e altera o Decreto nº 8.364, de 17 de novembro de 2014, para dispor sobre o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

    SAIBA MAIS    

DECISÃO DO CARF RECONHECE DIREITO A CRÉDITOS DE PIS/COFINS SOBRE FRETE E ARMAZENAMENTO NA REVENDA DE COMBUSTÍVEIS

Conforme reportado pelo portal de notícias Jota, a 3ª Seção do CARF proferiu uma decisão na qual reconheceu o direito à tomada de créditos de PIS e Cofins sobre os custos de frete e armazenamento de diesel, gasolina e etanol, quando esses encargos são suportados pela distribuidora durante a revenda de produtos monofásicos.

    SAIBA MAIS    

CARF: INCIDE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE STOCK OPTIONS

De acordo com informações divulgadas pelo canal "Jota.info", foi proferida decisão pela 2ª Turma da Câmara Superior do CARF, que não conheceu do recurso especial interposto pelo contribuinte por ausência de similitude fática entre o acórdão recorrido e o acórdão paradigma.

    SAIBA MAIS    

CARF DECIDE: É CABÍVEL A COBRANÇA DE IRRF SOBRE REMESSAS DE JUROS AO EXTERIOR

Recentemente, a 2ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), por voto de qualidade, proferiu decisão não conhecendo o recurso interposto por uma pessoa jurídica, o que consequentemente gerou a determinação da cobrança de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas de juros ao exterior para pré-pagamentos de contratos de exportação.

    SAIBA MAIS    

CARF DECIDE: HÁ INCIDÊNCIA DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA EM CASO DE PEJOTIZAÇÃO

Recentemente, a 2ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) proferiu decisão informando que há incidência de contribuições previdenciárias sobre valores relativos a uma série de contratos de prestação de serviço de uma empresa de engenharia com pessoas jurídicas diversas.

    SAIBA MAIS    

AGU: PUBLICADA A PORTARIA 130/2024 QUE REGULAMENTA A TRANSAÇÃO POR PROPOSTA INDIVIDUAL.

No dia 08/04/2024, foi publicada a Portaria Normativa nº 130 pela Advocacia-Geral da União, que tem como finalidade a regulamentação da transação por proposta individual, a qual tem como objetivo a utilização de créditos de pessoas físicas e jurídicas, classificados como irrecuperáveis ou de difícil recuperação, para a resolução de litígios administrativos ou judiciais.

    SAIBA MAIS    

RECEITA FEDERAL: CRÉDITO DE PIS E COFINS CALCULADOS SOBRE INSUMOS DA AGROINDÚSTRIA NÃO É PASSÍVEL DE COMPENSAÇÃO/RESSARCIMENTO

No dia 10/04/2024, foi publicada a solução de consulta Cosit nº 71/24, onde se entendeu que o saldo não utilizado, proveniente de créditos presumidos da contribuição para o PIS/Pasep e Cofins, calculados sobre insumos da agroindústria, não pode ser objeto de compensação com outros tributos nem de pedido de ressarcimento.

    SAIBA MAIS    

COSIT 78/24: RECEITA FEDERAL ENTENDE QUE SÃO DEDUTÍVEIS AS DESPESAS COM JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO

No dia 04/04/2024, foi publicada a Solução de Consulta Cosit nº 78/24, na qual a Receita Federal arguiu que, desde que cumpridos os demais requisitos estabelecidos pela legislação vigente, é possível deduzir as despesas relacionadas aos Juros sobre o Capital Próprio que tenham sido creditados ou pagos a sócio imune. A título de exemplo, podemos mencionar os dividendos pagos aos acionistas.

    SAIBA MAIS    

RECEITA FEDERAL: INSTRUÇÃO NORMATIVA ALTERA NORMAS SOBRE CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 09/04/2024 a Instrução Normativa nº 2185 que altera norma anterior (IN RFB nº 2.110/2022) e trata sobre as contribuições sociais administradas pela Receita Federal.

    SAIBA MAIS    

SÃO PAULO: DECRETO 63.341/2024 REGULAMENTA PROGRAMA DE PARCELAMENTO INCENTIVADO

No dia 11/04/2024, foi publicado no Diário Oficial do Município de São Paulo o Decreto 63.341/2024, que regulamenta o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) de 2024 e introduz alterações no Regulamento do ISS.

    SAIBA MAIS    

PAUTA DO STF

Pauta do plenário do STF - No período compreendido entre 12/04/2024 e 19/04/2024

    SAIBA MAIS    

BELO HORIZONTE/MG

Av. Bias Fortes, 349, 6º andar, Lourdes
CEP: 30.170-011

+55 (31) 3658-2176

BRASÍLIA/DF | SÃO PAULO/SP

 

Não quer mais receber este informativo? Clique no link abaixo!

Cancelamento da assinatura