Carregando

Informativo  394, ano de 2023

Versão para envio via e-mail
 

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE PELA CONSTITUCIONALIDADE DA INCIDÊNCIA DO ISS SOBRE CONTRATOS DE FRANQUIA POSTAL

INFORMATIVO 394


O Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu recentemente uma importante decisão na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4784, declarando a constitucionalidade da incidência do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre os contratos de franquia postal.

Ler mais...
 

STF SUSPENDE A EFICÁCIA DE SENTENÇA QUE JULGAVA ILEGAL O VOTO DE QUALIDADE EM JULGAMENTO NO CARF EM CASO BILIONÁRIO

INFORMATIVO 394


O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão unânime, suspendeu a eficácia de uma sentença proferida em um mandado de segurança, que julgava ilegal o voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) em um caso em que o débito tributário gira em torno de R$1,86 bilhão.

Ler mais...
 

STF DECIDE PELA CONSTITUCIONALIDADE DA COBRANÇA DE IOF EM CONTRATOS DE MÚTUO ENTRE EMPRESAS

INFORMATIVO 394


Em julgamento com repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu decisão unânime, considerando constitucional a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre contratos de mútuo entre empresas, mesmo na ausência de instituições financeiras envolvidas.

Ler mais...
 

2ª TURMA DO STJ ENTENDE PELA REGULARIDADE DA IN 243/02 DA RECEITA FEDERAL QUE ESTABELECEU CRITÉRIOS PARA CÁLCULO DOS PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA

INFORMATIVO 394


Pela primeira vez, a 2ª Turma do STJ analisou a discussão sobre preço de transferência regulamentada na IN 243/02, que estabeleceu critérios para cálculo dos preços de transferência no método Preço de Revenda Menos Lucro (PRL).

Ler mais...
 

JUÍZA FEDERAL DE PERNAMBUCO EXTINGUE PENA POR CRIME TRIBUTÁRIO COM BASE NO JULGAMENTO DO TEMA 788 DO STF

INFORMATIVO 394


Tendo por base o julgamento do Tema 788 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a magistrada da 36ª Vara Federal de Pernambuco declarou extinta a pena de pessoa que foi condenada a quatro anos de prisão por ter praticado crime contra a ordem tributária.

Ler mais...
 

CARF ENTENDE QUE “PRODUTOS PARA O EXTERIOR” DEVEM SER REMETIDOS PARA EMBARQUE PELO ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL PARA ATRAIR A SUSPENSÃO DO IPI.

INFORMATIVO 394


Segundo o canal de notícias JOTA, a 3ª Turma do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) fixou o entendimento de que, para que uma mercadoria seja considerada "para fins de exportação", atraindo a suspensão do IPI, os produtos que serão destinados ao exterior devem ser remetidos diretamente para o estabelecimento industrial para o embarque alfandegado.

Ler mais...
 

CONSELHO REGIONAL DE RECURSOS DO SISTEMA NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS ACOLHE PEDIDO DOS CORREIOS E AFASTA MULTA MILIONÁRIA

INFORMATIVO 394


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) conseguiu no Conselho de Recurso do Sistema Nacional de Seguros Privados (CRSNSP) afastar multa de R$3 milhões, que lhe foi aplicada como penalidade pela cobrança de taxa ad valorem em relação a encomendas.

Ler mais...
 

SÓCIO DA ALMEIDA MELO IRÁ PALESTRAR NO SUPERMINAS FOOD SHOW 2023, REALIZADO PELA AMIS.

INFORMATIVO 394


No dia 19 de outubro de 2023, às 10h30, o Sócio Fundador da Almeida Melo Sociedade de Advogados, João Paulo Fanucchi de Almeida Melo, participará como palestrante da "SUPERMINAS Food Show 2023", realizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), que tratará sobre temas atuais e relevantes do Direito Tributário para o setor supermercadista.

Ler mais...
 

ADVOGADOS DA AMSA PARTICIPARÃO DO 4º CONGRESSO DE DIREITO NO 25º CONGRESSO DA FEDERAMINAS EM ARAXÁ/MG.

INFORMATIVO 394


Entre os dias 18 e 22 de outubro de 2023, 05 advogados da Almeida Melo Sociedade de Advogados participarão dos painéis de debate promovido pela Câmara Estadual de Assuntos Jurídicos Empresariais da FEDERAMINAS.

Ler mais...
 

PAUTA DO STF

INFORMATIVO 394


Pauta do plenário do STF - No período compreendido entre 06/10/2023 a 16/10/2023

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal