Veja Online
Logo Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo
 

INFORMATIVO SEMANAL
Nº. 359

STF FORMA MAIORIA PARA “QUEBRAR” DECISÃO TRIBUTÁRIA DEFINITIVA

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para permitir a "quebra" da decisão judicial definitiva. Nove ministros já votaram, faltando apenas a Presidente Ministra Rosa Weber e o Ministro Ricardo Lewandowski.

    SAIBA MAIS    

RECURSO EXTRAORDINÁRIO QUE DISCUTE LIMITES DA COISA JULGADA EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA É SUSPENSO.

O Recurso Extraordinário nº 949297 (Tema 881) que discute os limites da coisa julgada em matéria tributária foi suspenso após o voto do Ministro Edson Fachin (Relator), que conhecia do recurso extraordinário e dava-lhe provimento, no que foi acompanhado pelos Ministros Roberto Barroso, Gilmar Mendes, André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia, com divergências no tocante à modulação dos efeitos da decisão e à aplicação dos princípios das anterioridades (anual e nonagesimal).

    SAIBA MAIS    

RECURSO EXTRAORDINÁRIO QUE DISCUTE EFEITOS DAS DECISÕES DO STF EM CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE SOBRE COISA JULGADA É SUSPENSO.

O Recurso Extraordinário nº 955227 (Tema 885) que discute os efeitos das decisões do Supremo Tribunal Federal em controle difuso de constitucionalidade sobre a coisa julgada formada nas relações tributárias de trato continuado é suspenso.

    SAIBA MAIS    

OAB AJUIZOU AÇÃO NO STF QUESTIONANDO O VOTO DE QUALIDADE NO CARF

A Ordem dos Advogados do Brasil ajuizou ação direta de inconstitucionalidade questionando o retorno do voto de qualidade no CARF. Em síntese, ação pede a declaração de inconstitucionalidade dos artigos da MP 1.160/2023 que reestabeleceram o voto de qualidade.

    SAIBA MAIS    

ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO PEDE RECONHECIMENTO DE CONSTITUCIONALIDADE DE DECRETO QUE REGULOU PIS E COFINS

Na sexta feira dia, 03 de fevereiro, a Advocacia Geral da União-AGU entrou com uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal para o reconhecimento da constitucionalidade do decreto editado no primeiro dia de mandato do presidente Lula que regulou as alíquotas de PIS e Cofins.

    SAIBA MAIS    

CONTRIBUINTE VENCE DISCUSSÕES RELATIVAS À COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA COM A CONVERSÃO DE EMBARGOS À EXECUÇÃO EM AÇÃO ANULATÓRIA

Os contribuintes estão conseguindo decisões favoráveis sobre a compensação tributária. De acordo com o portal de notícias Valor Econômico, já existem decisões favoráveis à conversão automática de Embargos à Execução em Ação Anulatória.

    SAIBA MAIS    

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ENTENDE QUE PATROCÍNIO NÃO PODE SER BLOQUEADO EM EXECUÇÃO FISCAL POR PERTENCER À SAF.

O TJSP decidiu que os valores de um contrato de patrocínio de um time de futebol devem ser depositados na conta da atual administradora do clube, Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e não poderão ser bloqueados em execuções fiscais.

    SAIBA MAIS    

CARF, POR VOTO DE QUALIDADE, MANTÉM TRAVA DE 30% PARA USO DE PREJUÍZO FISCAL E BASE NEGATIVA DE CSLL QUANDO A EMPRESA É EXTINTA POR INCORPORAÇÃO.

A trava de 30% sobre a utilização do prejuízo fiscal e da base negativa da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) quando a empresa for dissolvida por incorporação foi mantida pela 1ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) por meio de voto de desempate (qualidade).

    SAIBA MAIS    

PROGRAMA LITÍGIO ZERO: RECEITA FEDEERAL APOSTA NO PROGRAMA PARA DA OPORTUNIDADE AOS CONTRIBUINTES

O Sistema do Conselho Federal de Contabilidade realizou uma reunião extraordinária de presidentes com a participação de representantes da Receita Federal que detalharam o programa de lígio zero, nesta quarta-feira dia 01/02/2023.

    SAIBA MAIS    

RECEITA FEDERAL PUBLICA INSTRUÇÃO NORMATIVA QUE PREVÊ A AUTORREGULARIZAÇÃO – NÃO INCIDÊNCIA DE MULTA DE MORA E DE OFÍCIO

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 01/02/2023, a Instrução Normativa RFB nº 2.130/2023, que dispõe sobre a autorregularização. A previsão do benefício consiste na não incidência de multa de mora e de ofício em procedimentos fiscalizatórios caso o contribuinte confesse e efetue o pagamento do valor integral dos tributos devidos, acrescidos de juros de mora.

    SAIBA MAIS    

IRPF 2023: INFORMAÇÕES SOBRE OS RENDIMENTOS DEVEM SER ENVIADA ATÉ O DIA 28 DE FEVEREIRO.

As empregadoras, instituições financeira e corretoras de valores, possuem até o dia 28 de fevereiro para entregar informes de rendimentos aos seus funcionários, os documentos com os rendimentos das aplicações financeiras e de seus clientes referentes ao ano de 2022.

    SAIBA MAIS    

UNIÃO ARRECADA 14 BILHÕES DE REAIS ATRAVÉS DE TRANSAÇÕES TRIBUTÁRIAS.

Com acordos fechados com contribuintes, no ano de 2022 a União Federal conseguiu recuperar R$39,1 bilhões inscrito na dívida ativa, sendo este valor a representação do aumento em relação de 2020 e anos anteriores.

    SAIBA MAIS    

BELO HORIZONTE/MG

Av. Bias Fortes, 349, 6º andar, Lourdes
CEP: 30.170-011

+55 (31) 3658-2176

BRASÍLIA/DF | SÃO PAULO/SP

 

Não quer mais receber este informativo? Clique no link abaixo!

Cancelamento da assinatura