Carregando

Informativo  366, ano de 2023

Versão para envio via e-mail
 

STF INTERROMPE JULGAMENTO SOBRE ALÍQUOTAS DE PIS/COFINS EM RECEITAS FINANCEIRAS.

INFORMATIVO 366


O ministro Alexandre de Morais pediu vista no processo em que analisa a liminar concedida pelo Ministro Lewandowski afastando a aplicação das novas alíquotas de PIS/Pasep e da COFINS e o julgamento é interrompido.

Ler mais...
 

STJ DECIDE QUE SOCIEDADES LIMITADAS NÃO SÃO OBRIGADAS A PUBLICAR SUAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS.

INFORMATIVO 366


A 3ª turma do STJ entendeu que a lei 11.638/07 fez referência apenas sobre a obrigatoriedade da escrituração e elaboração das demonstrações financeiras. Neste sentido, as sociedades limitadas não precisam publicar as demonstrações financeiras.

Ler mais...
 

STJ: TITULAR DE DADOS DEVEM COMPROVAR DANO EFETIVO EM CASO DE VAZAMENTO.

INFORMATIVO 366


A Segunda Turma do STJ firmou o entendimento de que o vazamento de dados pessoais, por si só, não tem a capacidade de gerar dano moral indenizável. O pedido de indenização deve estar acompanhado de efetivo prejuízo gerado pela exposição das informações.

Ler mais...
 

STJ PERMITE CUMULAR CLÁUSULA PENAL E TAXA DE OCUPAÇÃO EM RESCISÃO DE ALUGUEL

INFORMATIVO 366


É possível acumular cláusula penal compensatória com taxa de ocupação na rescisão de um contrato de aluguel. Esse foi o entendimento da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recurso especial em ação com reintegração de posse e pedido de indenização por perdas e danos.

Ler mais...
 

TJSP: RESCISÃO DE ALUGUEL NÃO PODER SE CONDICIONADA A REPAROS NO IMÓVEL

INFORMATIVO 366


A 35ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão de 1ª instância que determinou que a existência de eventuais pendências em imóvel alugado não impede a rescisão contratual e não justifica a recusa dos proprietários em recebimento das chaves.

Ler mais...
 

DECISÃO LIMINAR SUSPENDE OS EFEITOS DA NORMA QUE REDUZIU OS CONTEMPLADOS DO PROGRAMA PERSE EM RESPEITO À ANTERIORIDADE NONAGESIMAL

INFORMATIVO 366


Utilizando-se de um precedente do Supremo Tribunal Federal (STF), o qual estabeleceu que o princípio da anterioridade se aplica quando houver redução ou eliminação de incentivos fiscais, a Juíza da 7ª Vara Federal Cível e Agrária da Seção Judiciária da Bahia, concedeu uma liminar para suspender, por 90 dias, os efeitos de uma norma do Ministério da Economia.

Ler mais...
 

JUIZ DECIDE QUE EMPRESA SEM INSCRIÇÃO PRÉVIA NO CADASTUR NÃO PODE ADERIR AO PROGRAMA PERSE

INFORMATIVO 366


Foi publicada decisão da 9ª Vara Federal de Florianópolis que negou pedido de empresa que pretendia aderir ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), sob o argumento de ausência de inscrição prévia no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).

Ler mais...
 

REPRESENTANDO A FEDERAMINAS, A AMSA PARTICIPA DO EVENTO DE LANÇAMENTO DO NOVO REGULAMENTO DO ICMS

INFORMATIVO 366


No dia 22/03/2023 aconteceu na Cidade Administrativa um evento onde o governador de Minas Gerais Romeu Zema anunciou o novo regulamento do ICMS, que contou com participação dos advogados da Almeida Melo Sociedade de Advogados, Dr. Carlos Alberto Alves e Marcelo Morais representando a FEDERAMINAS.

Ler mais...
 

RECEITA FEDERAL PUBLICA NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA QUE DISPÕE SOBRE A APRESENTAÇÃO DA DCFT E DCFTWeb

INFORMATIVO 366


A Receita Federal do Brasil publicou, no dia 24/03/2023, a Instrução Normativa nº 2.137 que alterou a IN nº 2.005/21 que versa a respeito da apresentação da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) e da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

Ler mais...
 

A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS EMITE PARECER FAVORAVÉL AO PROJETO DE LEI QUE BUSCA SIMPLIFICAR A LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

INFORMATIVO 366


O Sistema Tributário Brasileiro, de certo, é extremamente hermético e burocrático. Neste sentido, está tramitando o Projeto de Lei Complementar nº 178/2021 que tem como objetivo simplificar o Sistema Tributário Nacional através da instituição do Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias, diminuindo os custos de cumprimento das obrigações tributárias, além de incentivar a conformidade por parte dos contribuintes.

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal