Carregando

Informativo  402, ano de 2023

Versão para envio via e-mail
 

STF: ESTADOS PODEM COBRAR DIFAL/ICMS DESDE 2022.

INFORMATIVO 402


Por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o diferencial de ICMS, em operações destinadas a consumidores finais não contribuintes do ICMS em outro estado, pode ser cobrado pelos estados a partir de 5 de abril de 2022.

Ler mais...
 

STF: DÉBITO TRIBUTÁRIO PODE ENSEJAR O FECHAMENTO DE EMPRESA

INFORMATIVO 402


Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal, ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3952, decidiu que a Fazenda Pública poderá revogar o registro especial de empresas produtoras de cigarros em situações em que não ocorra o pagamento de tributos, conforme notícia veiculada pelo site Migalhas.

Ler mais...
 

STJ: INCIDE IRPF SOBRE LUCROS CESSANTES EM CASO DE DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEL POR SE TRATAR DE RECOMPOSIÇÃO DE PATRIMÔNIO DO CONTRIBUINTE.

INFORMATIVO 402


Por maioria, os ministros da 2ª Turma do STJ validaram a tributação pelo Imposto de Renda Pessoa Física sobre lucros cessantes.

Ler mais...
 

GOVERNO FEDERAL SANCIONA LEI QUE PREVÊ HIPÓTESE DE AUTORREGULARIZAÇÃO INCENTIVADA DE TRIBUTOS

INFORMATIVO 402


A Lei nº 14.740, de 29 de novembro de 2023, institui a autorregularização incentivada de tributos administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda. O presente dispositivo legal visa proporcionar aos contribuintes a oportunidade de regularizar sua situação fiscal de maneira espontânea, mediante a confissão e pagamento ou parcelamento dos tributos, com a exclusão de multas de mora.

Ler mais...
 

PGFN/AGU: PORTARIA NORMATIVA DISPÕE SOBRE A COBRANÇA E A RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS DAS AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES PÚBLICAS

INFORMATIVO 402


Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 27/11/2023 a Portaria Normativa n° 51/2023 - PGFN/AGU, que disciplina a cobrança e a recuperação de créditos das autarquias e fundações públicas federais.

Ler mais...
 

CARF: O PLANO DE SAÚDE DOS FUNCIONARIOS NÃO PRECISA SER IDÊNTICO PARA ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS.

INFORMATIVO 402


A 2ª Turma da Câmara Superior do CARF proferiu decisão nos autos do processo n° 18088.000151/2010-91, onde se decidiu que, para fazer jus à isenção de contribuições previdenciárias, o plano de saúde não precisa ser idêntico para todos os funcionários, desde que abranja a totalidade destes. A notícia foi publicada pelo canal de notícias "Jota".

Ler mais...
 

CONVÊNIO ICMS 178 - DISPÕE SOBRE A REMESSA INTERESTADUAL DE BENS E MERCADORIAS ENTRE ESTABELECIMENTOS DE MESMA TITULARIDADE.

INFORMATIVO 402


Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 01/12/2023 o Convênio ICMS n°178, que dispõe sobre a remessa interestadual de bens e mercadorias entre estabelecimentos de mesma titularidade. A referida norma trata da transferência de créditos de ICMS entre o estabelecimento de origem e destino, hipótese em que devem ser observados os procedimentos do convênio em questão.

Ler mais...
 

PAUTA DO STF

INFORMATIVO 402


Pauta do plenário do STF - No período compreendido entre 01/12/2023 e 11/12/2023

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal