Carregando

Informativo  399, ano de 2023

Versão para envio via e-mail
 

DECISÃO DO STF DELIMITA PARÂMETROS PARA IMUNIDADE TRIBUTÁRIA EM OPERAÇÕES DE EXPORTAÇÃO

INFORMATIVO 399


O Supremo Tribunal Federal definiu, em decisão recente no Recurso Extraordinário 704815, que a imunidade tributária para produtos destinados à exportação se aplica somente aos bens que se integram fisicamente à mercadoria final, não se estendendo a toda a cadeia produtiva. Originado do Estado de Santa Catarina, o caso envolvia a permissão do aproveitamento de créditos de ICMS por uma empresa, contestada com base na Constituição Federal.

Ler mais...
 

STF: JULGAMENTO ACERCA DO APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DE ICMS EM OPERAÇÕES DE EXPORTAÇÃO SERÁ REINICIADO

INFORMATIVO 399


Após pedido de destaque do Ministro Luís Roberto Barroso, o julgamento do RE 662.976 será reiniciado em sessão presencial pelo Supremo Tribunal Federal.

Ler mais...
 

Decisão Estabelece que Cooperativas de Crédito Não Devem Efetuar Recolhimento de PIS sobre Folha de Pagamento

INFORMATIVO 399


Decisão da 22ª Vara Federal do Rio de Janeiro estabelece que as cooperativas associadas e filiadas ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB-RJ), que atuam como cooperativas de crédito, não estão sujeitas à obrigação de recolhimento de PIS sobre a folha salarial.

Ler mais...
 

A INCLUSÃO NO SIMPLES NACIONAL NÃO PODE SER IMPEDIDA APENAS POR PENDÊNCIA CADASTRAL

INFORMATIVO 399


A Magistrada da 5ª Vara de Fazenda Pública da cidade de João Pessoa/PB decidiu que a simples presença de uma pendência cadastral não é suficiente para impedir a inclusão no Simples Nacional. Com base nessa interpretação, foi ratificada a liminar que permitiu a adesão de uma loja de artigos elétricos ao regime tributário do Simples Nacional, suspendendo as alegações restritivas apresentadas pelo governo estadual.

Ler mais...
 

CARF: NÃO HÁ TOMADA DE CRÉDITO DE PIS/COFINS SOBRE DESPESAS COM FRETE DE PRODUTOS ACABADOS ENTRE ESTABELECIMENTOS DA MESMA EMPRESA.

INFORMATIVO 399


Segundo o canal de notícias Jota, a 3ª Turma do CARF negou o crédito de PIS/COFINS sobre o frete de produtos acabados. O resultado do julgamento se deu por seis votos a dois.

Ler mais...
 

Decisão do CARF Confirma Incidência do IOF em Operações de Conta Corrente entre Empresas Vinculadas: Entenda as Implicações

INFORMATIVO 399


Conforme matéria veiculada pelo site Jota, a 1ª Turma da 3ª Câmara da 3ª Seção do CARF proferiu uma decisão confirmando a incidência do IOF em operações de conta corrente entre empresas vinculadas. Além disso, a decisão, tomada por cinco votos a um, também ratificou a aplicação da multa de ofício, fixada em 75%. O caso em questão envolveu uma empresa que realizava operações de movimentação de recursos com outras empresas. Essas transações consistem em transferências para empresas que, ao alienar um lote de terras, ressarcem o capital investido.

Ler mais...
 

CARF DECIDE: INCIDEM CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS SOBRE ÔNUS DE CONTRATAÇÃO

INFORMATIVO 399


Segundo o canal de notícias Jota, a 2ª Turma do CARF decidiu manter a incidência de contribuições previdenciárias sobre bônus de contratação (hiring bonus) por entender que a verba é remuneratória, devido à sua ligação com a contraprestação do trabalho.

Ler mais...
 

RECEITA FEDERAL PUBLICADA SOLUÇÃO DE CONSULTA QUE TRATA DE CRÉDITOS DE PIS E COFINS RELACIONADOS AO TRANSPORTE DE FUNCIONÁRIOS

INFORMATIVO 399


Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 01/11/2023 a Solução de Consulta n°249/23. De acordo com a Receita Federal, os gastos com vale-transporte de trabalhadores que atuam na fabricação, produção de bens e na prestação de serviços, com a contratação de pessoa jurídica em substituição ao vale-transporte, podem ser considerados insumo para efeito de desconto do crédito de PIS e Cofins, por decorrerem de imposição legal.

Ler mais...
 

PAUTA DO STF

INFORMATIVO 399


Pauta do plenário do STF - No período compreendido entre 10/11/2023 e 20/11/2023

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal