Carregando

Informativo  359, ano de 2023

Versão para envio via e-mail
 

STF FORMA MAIORIA PARA “QUEBRAR” DECISÃO TRIBUTÁRIA DEFINITIVA

INFORMATIVO 359


O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para permitir a "quebra" da decisão judicial definitiva. Nove ministros já votaram, faltando apenas a Presidente Ministra Rosa Weber e o Ministro Ricardo Lewandowski.

Ler mais...
 

RECURSO EXTRAORDINÁRIO QUE DISCUTE LIMITES DA COISA JULGADA EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA É SUSPENSO.

INFORMATIVO 359


O Recurso Extraordinário nº 949297 (Tema 881) que discute os limites da coisa julgada em matéria tributária foi suspenso após o voto do Ministro Edson Fachin (Relator), que conhecia do recurso extraordinário e dava-lhe provimento, no que foi acompanhado pelos Ministros Roberto Barroso, Gilmar Mendes, André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia, com divergências no tocante à modulação dos efeitos da decisão e à aplicação dos princípios das anterioridades (anual e nonagesimal).

Ler mais...
 

RECURSO EXTRAORDINÁRIO QUE DISCUTE EFEITOS DAS DECISÕES DO STF EM CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE SOBRE COISA JULGADA É SUSPENSO.

INFORMATIVO 359


O Recurso Extraordinário nº 955227 (Tema 885) que discute os efeitos das decisões do Supremo Tribunal Federal em controle difuso de constitucionalidade sobre a coisa julgada formada nas relações tributárias de trato continuado é suspenso.

Ler mais...
 

OAB AJUIZOU AÇÃO NO STF QUESTIONANDO O VOTO DE QUALIDADE NO CARF

INFORMATIVO 359


A Ordem dos Advogados do Brasil ajuizou ação direta de inconstitucionalidade questionando o retorno do voto de qualidade no CARF. Em síntese, ação pede a declaração de inconstitucionalidade dos artigos da MP 1.160/2023 que reestabeleceram o voto de qualidade.

Ler mais...
 

ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO PEDE RECONHECIMENTO DE CONSTITUCIONALIDADE DE DECRETO QUE REGULOU PIS E COFINS

INFORMATIVO 359


Na sexta feira dia, 03 de fevereiro, a Advocacia Geral da União-AGU entrou com uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal para o reconhecimento da constitucionalidade do decreto editado no primeiro dia de mandato do presidente Lula que regulou as alíquotas de PIS e Cofins.

Ler mais...
 

CONTRIBUINTE VENCE DISCUSSÕES RELATIVAS À COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA COM A CONVERSÃO DE EMBARGOS À EXECUÇÃO EM AÇÃO ANULATÓRIA

INFORMATIVO 359


Os contribuintes estão conseguindo decisões favoráveis sobre a compensação tributária. De acordo com o portal de notícias Valor Econômico, já existem decisões favoráveis à conversão automática de Embargos à Execução em Ação Anulatória.

Ler mais...
 

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ENTENDE QUE PATROCÍNIO NÃO PODE SER BLOQUEADO EM EXECUÇÃO FISCAL POR PERTENCER À SAF.

INFORMATIVO 359


O TJSP decidiu que os valores de um contrato de patrocínio de um time de futebol devem ser depositados na conta da atual administradora do clube, Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e não poderão ser bloqueados em execuções fiscais.

Ler mais...
 

CARF, POR VOTO DE QUALIDADE, MANTÉM TRAVA DE 30% PARA USO DE PREJUÍZO FISCAL E BASE NEGATIVA DE CSLL QUANDO A EMPRESA É EXTINTA POR INCORPORAÇÃO.

INFORMATIVO 359


A trava de 30% sobre a utilização do prejuízo fiscal e da base negativa da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) quando a empresa for dissolvida por incorporação foi mantida pela 1ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) por meio de voto de desempate (qualidade).

Ler mais...
 

PROGRAMA LITÍGIO ZERO: RECEITA FEDEERAL APOSTA NO PROGRAMA PARA DA OPORTUNIDADE AOS CONTRIBUINTES

INFORMATIVO 359


O Sistema do Conselho Federal de Contabilidade realizou uma reunião extraordinária de presidentes com a participação de representantes da Receita Federal que detalharam o programa de lígio zero, nesta quarta-feira dia 01/02/2023.

Ler mais...
 

RECEITA FEDERAL PUBLICA INSTRUÇÃO NORMATIVA QUE PREVÊ A AUTORREGULARIZAÇÃO – NÃO INCIDÊNCIA DE MULTA DE MORA E DE OFÍCIO

INFORMATIVO 359


Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 01/02/2023, a Instrução Normativa RFB nº 2.130/2023, que dispõe sobre a autorregularização. A previsão do benefício consiste na não incidência de multa de mora e de ofício em procedimentos fiscalizatórios caso o contribuinte confesse e efetue o pagamento do valor integral dos tributos devidos, acrescidos de juros de mora.

Ler mais...
 

IRPF 2023: INFORMAÇÕES SOBRE OS RENDIMENTOS DEVEM SER ENVIADA ATÉ O DIA 28 DE FEVEREIRO.

INFORMATIVO 359


As empregadoras, instituições financeira e corretoras de valores, possuem até o dia 28 de fevereiro para entregar informes de rendimentos aos seus funcionários, os documentos com os rendimentos das aplicações financeiras e de seus clientes referentes ao ano de 2022.

Ler mais...
 

UNIÃO ARRECADA 14 BILHÕES DE REAIS ATRAVÉS DE TRANSAÇÕES TRIBUTÁRIAS.

INFORMATIVO 359


Com acordos fechados com contribuintes, no ano de 2022 a União Federal conseguiu recuperar R$39,1 bilhões inscrito na dívida ativa, sendo este valor a representação do aumento em relação de 2020 e anos anteriores.

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal