Carregando

Informativo  378, ano de 2023

Versão para envio via e-mail
 

STF DECIDE: SÃO INCONSTITUCIONAIS OS DISPOSITIVOS QUE DESLOCARAM A COMPETÊNCIA DA COBRANÇA DO ISS PARA MUNICÍPIO TOMADOR DO SERVIÇO

INFORMATIVO 378


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria de votos, que é inconstitucional a transferência da competência para a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) do município do prestador de serviço para o do tomador.

Ler mais...
 

STF DECIDE QUE BANCOS DEVEM INCLUIR SUAS RECEITAS FINANCEIRAS NA BASE DE CÁLCULO DO PIS E COFINS

INFORMATIVO 378


A cobrança de PIS e Cofins sobre receitas financeiras dos bancos anteriores à Lei 12.973/2014 foi validada pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Com o resultado favorável, a União consegue evitar uma perda estimada em R$115,2 bilhões nas contas públicas ao longo de cinco anos, conforme indicado pelo Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.

Ler mais...
 

STF DECIDE PELA INCIDÊNCIA DE PIS E COFINS SOBRE ATIVIDADES DE SEGURADORAS.

INFORMATIVO 378


O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, em plenário virtual, que as atividades desempenhadas por seguradoras estão sujeitas à incidência do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). A decisão foi baseada no voto do relator, ministro Cezar Peluso, proferido em 2009, e seguiu a proposta de tributar de forma precisa aquilo que cada empresa aufere em razão do exercício de suas atividades próprias e típicas.

Ler mais...
 

OPOSIÇÃO DO CREDOR NÃO IMPEDE SUBSTITUIÇÃO DE PENHORA POR SEGURO-GARANTIA, DECIDE STJ

INFORMATIVO 378


A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a substituição de penhora mesmo quando o credor se opõe a essa medida, no julgamento do REsp 2.034.482/SP. A decisão foi tomada com base em um caso específico em que manteve o Acórdão do TJ/SP e pode ter um impacto significativo na prática jurídica brasileira.

Ler mais...
 

SENTENÇA ADMITE INCLUSÃO DO IPI NÃO RECUPERÁVEL NO CÔMPUTO DOS CÁLCULOS DO CRÉDITOS DE PIS E COFINS

INFORMATIVO 378


Juíza da 1ª Vara Federal de Piracicaba julgou procedente o pedido do contribuinte para “realizar os cálculos dos créditos de PIS e COFINS inerentes aos produtos adquiridos para revenda, incluindo o IPI não recuperável no cômputo dos referidos cálculos”.

Ler mais...
 

PROJETO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS PRETENDE ANULAR OS JULGAMENTOS DO CARF QUE SE UTILIZARAM DO VOTO DE QUALIDADE

INFORMATIVO 378


De acordo com informações do canal de notícias Valor Econômico, a Frente Parlamentar de Empreendedorismo apresentou um projeto de decreto legislativo que visa anular todos os julgamentos que foram realizados no CARF utilizando a regra do voto de qualidade, com desempate a favor da União.

Ler mais...
 

NOVO REGULAMENTO DO ICMS/MG: ALGUNS DOCUMENTOS FISCAIS SERÃO EXTINTOS

INFORMATIVO 378


O Decreto n°48.589/2023 (novo regulamento do ICMS) dispõe em seu art. 91 sobre os documentos fiscais exigidos para acobertar as operações e prestações realizadas.

Ler mais...
 

PUBLICADA A NOVA LEI SOBRE TRANSFERÊNCIAS RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE A RENDA DAS PESSOAS JURÍDICAS (IRPJ) E À CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO LÍQUIDO (CSLL)

INFORMATIVO 378


No dia 14/06/2023, foi publicada no Diário Oficial da União a nova lei que regulamenta as regras de preços de transferências relativas ao IRPJ e à CSLL.

Ler mais...
 

PROJETO DE LEI DO VOTO DE QUALIDADE TEM RELATOR DESIGNADO

INFORMATIVO 378


O projeto de lei n° 2384/2023, que restabelece o voto de qualidade em julgamentos no CARF, teve um relator designado: o Deputado Beto Pereira (PSDB-MS). A proposta pretende substituir a Medida Provisória n°1160/2023 editada no começo do ano, mas que perdeu sua vigência em 01/06/2023.

Ler mais...
 

PAUTA DO STF

INFORMATIVO 378


Pauta do plenário do STF – No período compreendido entre 16/06 até 23/06. Recurso Extraordinário com Agravo 1426472 - Sustenta-se a violação ao art. 97 da Constituição Federal, em que se discute a legalidade, ou não, da exigência da CND para a continuidade de fruição dos incentivos ficais pelas empresas beneficiadas pelo programa.

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal