Veja Online
Logo Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo
 

INFORMATIVO SEMANAL
Nº. 387

STF: SÃO EXIGÍVEIS PIS E COFINS SOBRE RECEITAS BRUTAS OPERACIONAIS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, que são exigíveis PIS e COFINS sobre receitas brutas decorrentes de atividades de instituições financeiras.

    SAIBA MAIS    

STF: DECLARADA A CONTITUCIONALIDADE DE NORMAS QUE SUSPENDEM OU EXCLUEM A PUNIBILIDADE EM CRIMES TRIBUTÁRIOS

No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4273, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República, o plenário do Supremo Tribunal Federal declarou a constitucionalidade das normas que resultam na suspensão da punibilidade nos cenários em que ocorre o parcelamento ou quitação completa das obrigações fiscais.

    SAIBA MAIS    

STF: SUPREMO IRÁ ANALISAR A POSSIBILIDADE DE O CONTRIBUINTE UTILIZAR CRÉDITOS DE ICMS EM OPERAÇÕES COM DERIVADOS DO PETRÓLEO

Ministros do Supremo Tribunal Federal votaram pela existência de repercussão geral no tema que discute a possibilidade de os contribuintes aproveitarem créditos do ICMS nas operações envolvendo a aquisição de derivados de petróleo, ainda que o produto seja vendido para outro Estado. 

    SAIBA MAIS    

STF: MANTIDA IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DA COMPANHIA DE TECNOLOGIA DO PARANÁ POR PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS DA JURISPRUDÊNCIA DA CORTE.

O plenário do STF confirmou a liminar deferida pelo ministro relator Dias Toffoli para desobrigar a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) de recolher impostos federais sobre patrimônio, renda ou serviços vinculados a suas finalidades essenciais ou delas decorrentes.

    SAIBA MAIS    

STJ: É DEVIDO ICMS SOBRE VALOR PROVENIENTE DE ADICIONAL DE BANDEIRA TARIFÁRIAS.

O valor adicional proveniente das bandeiras tarifárias faz parte do custo envolvido na geração de energia elétrica em um determinado momento.

    SAIBA MAIS    

STJ: LIQUIDAÇÃO ANTECIPADA DE SEGURO GARANTIA PODE SER JULGADA SOB O RITO DOS RECURSOS REPETITIVOS

O Superior Tribunal de Justiça pode analisar a questão da antecipação da liquidação de seguro-garantia sob o rito dos recursos repetitivos. A controvérsia gira em torno da conversão prévia deste seguro em um depósito judicial antes do julgamento definitivo dos embargos à execução fiscal. A notícia foi publicada pelo canal “Jota”.

    SAIBA MAIS    

STJ: PESSOA JURÍDICA PODE RECORRER CONTRA DECISÃO QUE DETERMINOU A PENHORA DOS BENS DE UM SÓCIO NÃO INCLUSO NO POLO PASSIVO

O Superior Tribunal de Justiça decidiu que a Pessoa Jurídica possui o direito de recorrer contra a decisão que determinou a penhora de bens de um sócio não presente no polo passivo. Contudo, o recurso não pode adentrar na esfera dos direitos dos sócios e deve defender o interesse próprio da Pessoa Jurídica.

    SAIBA MAIS    

VALOR DE COMISSÃO PAGA A APLICATIVOS DE ENTREGA POR RESTAURANTES NÃO DEVE SER TRIBUTADA PELA PIS E COFINS

De acordo com o jornal Valor Econômico, alguns restaurantes e bares têm procurado a Justiça para conseguir excluir o valor da comissão paga aos aplicativos de entrega da base de cálculo da PIS e da COFINS.

    SAIBA MAIS    

IRPF: PAGAMENTO DO 4º LOTE DE RESTITUIÇÃO SERÁ REALIZADO EM 31/08.

No dia 31 de agosto a Receita Federal irá realizar o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023. A partir de 24 de agosto, uma semana antes do pagamento, será possível consultar a lista dos beneficiados.

    SAIBA MAIS    

CARF: NÃO INCIDE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE VALE-ALIMENTAÇÃO OU VALE-REFEIÇÃO

De acordo com informações divulgadas pelo canal de notícias Jota, a 2ª Turma da Câmara Superior do CARF proferiu decisão que afastou a incidência de contribuição previdenciária sobre valores pagos a título vale-alimentação ou vale-refeição, distribuídos por meio de tíquetes ou cartões.

    SAIBA MAIS    

CARF: DECISÃO NEGA DIREITO A CREDITAMENTO DE PIS E COFINS SOBRE FRETE DE PRODUTOS ACABADOS

Os conselheiros da 3ª turma da Câmara Superior do CARF decidiram que o contribuinte não pode tomar créditos de PIS e Cofins sobre frete de produtos acabados em razão da ausência de previsão legal. A notícia foi publicada pelo canal “Jota”.

    SAIBA MAIS    

CARF: EMPRESA É EXCLUÍDA DO SIMPLES POR COMERCIALIZAR MERCADORIAS OBJETO DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO

A 1ª Turma da 2ª Câmara da 1ª Seção do CARF manteve a exclusão de uma empresa do Simples Nacional. Isso ocorreu devido à constatação de que a empresa estava envolvida na venda de mercadorias sujeitas a contrabando ou descaminho.

    SAIBA MAIS    

RECEITA FEDERAL PUBLICA SOLUÇÃO DE CONSULTA QUE TRATA DA BASE DE CÁLCULO PARA APURAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Na Solução de Consulta n° 2.011/2023, a Receita Federal do Brasil afirmou que as contribuições extraordinárias efetuadas para planos de previdência complementar, destinadas a cobrir déficits, não podem ser consideradas como dedutíveis na base de cálculo para efeitos de apuração do Imposto de Renda de Pessoa Física.

    SAIBA MAIS    

RECEITA FEDERAL PUBLICA SOLUÇÃO DE CONSULTA QUE TRATA O CREDITAMENTO POR MEIO DA AQUISIÇÃO DE INSUMOS

Na Solução de Consulta n° 142/2023, a Receita Federal do Brasil afirmou que a principal forma de creditamento é por meio da aquisição de insumos, aplicando-se a atividades de produção e prestação de serviços na não cumulatividade da Cofins. Além disso, que outras formas de creditamento estabelecidas por lei excluem a aplicação da regra geral em situações específicas. O direito a créditos da Cofins pela não cumulatividade vale apenas para insumos em produção de bens e serviços a terceiros. Contudo, não é permitido obter créditos de insumos na revenda de bens, pois nessa atividade o direito de crédito é reservado aos bens adquiridos para revenda.

    SAIBA MAIS    

RECEITA FEDERAL PUBLICA SOLUÇÃO DE CONSULTA QUE TRATA DOS INSUMOS PARA FINS DE CRÉDITO DA CONTRIBUIÇÃO PARA PIS E PASEP

Na Solução de Consulta n° 155/2023, a Receita Federal do Brasil afirmou que as despesas com aluguel de veículos, máquinas e equipamentos não são consideradas insumos para fins de crédito da Contribuição para o PIS/Pasep no regime não cumulativo, conforme a Lei nº 10.637/2002. A legislação não inclui essas despesas na categoria de bens e serviços elegíveis para créditos. Porém, as despesas com locação de máquinas e equipamentos que se adequem aos requisitos legais permitem a dedução de créditos, de acordo com o inciso IV do artigo 3º da mesma lei.

    SAIBA MAIS    

SÓCIO FUNDADOR DA AMSA, DR. JOÃO PAULO DE ALMEIDA MELO, PARTICIPARÁ DE EVENTO DA FEDERAMINAS SOBRE REFORMA TRIBUTÁRIA

No dia 24 de agosto de 2023, o sócio fundador da Almeida Melo Sociedade de Advogados, Dr. João Paulo Fanucchi de Almeida Melo, irá participar de evento sobre a reforma tributária em tramitação no Senado Federal. O evento acontecerá na quinta-feira (24/08), às 18h30, no hotel Max  Savassi Apart Service em Belo Horizonte.

    SAIBA MAIS    

PAUTA DO STF

Pauta do plenário do STF – No período compreendido entre 18/08 a 25/08.

    SAIBA MAIS    

BELO HORIZONTE/MG

Av. Bias Fortes, 349, 6º andar, Lourdes
CEP: 30.170-011

+55 (31) 3658-2176

BRASÍLIA/DF | SÃO PAULO/SP

 

Não quer mais receber este informativo? Clique no link abaixo!

Cancelamento da assinatura