Veja Online
Logo Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo Site Almeida Melo
 

INFORMATIVO SEMANAL
Nº. 327

STF DECIDIRÁ SE MUNICÍPIOS PODEM FIXAR CORREÇÃO MONETÁRIA E JUROS DE MORA SUPERIORES AO DA UNIÃO

O Supremo Tribunal Federa (STF) decidirá sobre a (in)constitucionalidade da fixação de índices de correção monetária e taxas de juros dos municípios em percentuais superiores aos estabelecidos pela União para a mesma finalidade.

    SAIBA MAIS    

STF ESTABELECE PRAZO DE 12 MESES PARA EDIÇÃO DE LEI COMPLEMENTAR DE ITCMD PELO CONGRESSO NACIONAL

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que o Congresso Nacional tem prazo de 12 meses para editar lei complementar com normas gerais definidoras do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre doações e heranças do exterior.

    SAIBA MAIS    

INCIDÊNCIA DO IR SOBRE PENSÕES ALIMENTÍCIAS É AFASTADA PELO STF

Por maioria no Plenário, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que os valores de Imposto de Renda (IR) sobre pensões alimentícias do Direito de família não constituem acréscimo patrimonial e que a incidência do imposto consistiria em bitributação.

    SAIBA MAIS    

STF RECEBE NOVA AÇÃO CONTRA DISPOSITIVO QUE ESTABELECE 30% DE ALÍQUOTA DE ICMS PARA GASOLINA NO MATO GROSSO DO SUL

A argumentação é de que a medida afronta o princípio da seletividade e da essencialidade tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O autor é o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7173).

    SAIBA MAIS    

STF: MP QUE VEDOU USO DE CRÉDITO DE CONTRIBUIÇÕES SOBRE COMBUSTÍVEIS SÓ VALERÁ APÓS 90 DIAS DA PUBLICAÇÃO

O Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7181, determinou que a Medida Provisória (MP) que retirou das empresas consumidoras finais de combustíveis o direito ao uso de créditos do PIS/PASEP e da COFINS, decorrentes de operações com isenção fiscal, somente produza efeitos após 90 dias de sua publicação.

    SAIBA MAIS    

STF APRECIARÁ A CONSTITUCIONALIDADE DO NOVO MARCO REGULATÓRIO DAS ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO

O Partido Republicanos ajuizou, perante o Supremo Tribunal Federal (STF), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.174, questionando a legalidade do novo marco regulatório das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), que são áreas de livre comércio para a produção de bens de exportação, instituído pela Medida Provisória nº 1.033/2021, convertida na Lei nº 14.184/2021.

    SAIBA MAIS    

STJ MANTÉM IR SOBRE VENDA DE AÇÕES POR HERDEIROS

A 2ª Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) julgou a temática que envolve o direito dos herdeiros à isenção de Imposto de Renda (IRPF) sobre ganhos obtidos com a venda de ações do titular. O placar da sessão foi de três votos a dois para manter o impedimento.

    SAIBA MAIS    

STJ DECIDE QUE É IMPRESCINDÍVEL A INTIMAÇÃO PESSOAL DO DEVEDOR PARA REALIZAR LEILÃO EXTRAJUDICIAL

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, no âmbito do Recurso Especial (REsp) nº 1.974.567, que é imprescindível a intimação pessoal do devedor para prosseguimento de leilão extrajudicial, mesmo se o devedor for intimado para purgar a mora.

    SAIBA MAIS    

TJSP MANTEM LIMINAR E PERMITE QUE OS MEMBROS DE ASSOCIAÇÃO MÉDICA EM SÃO PAULO PAGUEM MENOS ISS

Foi mantida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo - TJSP a liminar que permite a aplicação pela Associação Paulista de Medicina uma fórmula de cálculo de Imposto Sobre Serviços (ISS) mais benéfica. O cálculo é feito com base em uma receita bruta presumida que varia conforme a quantidade de profissionais habilitados na sociedade.

    SAIBA MAIS    

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA REPASSE DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS DE R$ 48 BILHÕES PARA REDUZIR CONTA DE LUZ

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 07/06, o Projeto de Lei que estabelece regras para que distribuidoras de energia possam repassar integralmente, aos consumidores, créditos tributários concernentes à incidência indevida de PIS/COFINS na conta de luz. O texto seguiu para sanção presidencial.

    SAIBA MAIS    

TRIBUNAL DE IMPOSTOS E TAXAS DE SÃO PAULO (TIT/SP), LIMITA APLICAÇÃO DE JUROS DE MORA À TAXA REFERENCIAL SELIC.

Em sessão temática na última quinta-feira, 09/06, com o objetivo de acompanhar a jurisprudência consolidada no judiciário, foi decidido pela Câmara Superior da TIT/SP que a aplicação de juros de mora a débitos fiscais estaduais, como no caso do ICMS, estaria limitada à taxa referencial da SELIC.

    SAIBA MAIS    

PRAZO PARA ENTREGA DE DECLARAÇÃO ANUAL SIMPLIFICADA PARA MEI SE ENCERRA EM 30 DE JUNHO

O prazo para entrega da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual – Dasn-Simei, referente ao exercício 2021 se encerra em 30/06/2022. A declaração é obrigatória para todo o MEI que teve seu CNPJ aberto até dezembro de 2021, independentemente do valor faturado.

    SAIBA MAIS    

PROJETO QUE AMPLIA DEDUÇÕES NO IR PARA ESTIMULAR ESPORTE PASSA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

O Senado aprovou o Projeto de Lei nº 940/2022 que eleva os limites para dedução no Imposto de Renda (IR) de valores destinados a projetos despotivos e paradespostivos.

    SAIBA MAIS    

VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE LIMITA ICMS ACONTECE NESTA SEGUNDA-FEIRA.

Nesta segunda-feira,13/06, acontece a votação do projeto de lei que fixa um teto para a cobrança de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações, gás natual e transporte coletivo.

    SAIBA MAIS    

PREFEITURA DE SÃO PAULO PUBLICA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE IPTU

Foi publicado no Diário Oficial do Município de São Paulo (DOM-SP), na última semana, o Edital de Notificação nº 20, de 04/06/2022, pela Secretaria Municipal da Fazenda, para notificação dos lançamentos novos, revistos ou complementares de IPTU.

    SAIBA MAIS    

Belo Horizonte/mg

Av. Bias Fortes, 349, 6º andar, Lourdes
CEP: 30.170-011

+55 (31) 3658-2176

Brasília/DF | Patrocínio/MG

 

Não quer mais receber este informativo? Clique no link abaixo!
[unsubscribe_url_direct]