Carregando

Informativo  363, ano de 2023

Versão para envio via e-mail
 

STF DECLARA INCONSTITUCIONAL RETIRADA DE BENEFÍCIO DE ICMS COMBUSTÍVEIS PARA A ZONA FRANCA DE MANAUS

INFORMATIVO 363


Os Ministros do STF decidiram que é inconstitucional a retirada de benefício fiscal para a Zona Franca de Manaus, referente ao ICMS na venda de combustíveis. Os Magistrados definiram que a retirada desses benefícios é permitida para as demais áreas de livre comércio, entretanto, deve ser mantida para a Zona Franca de Manaus.

Ler mais...
 

MINISTROS DO STF MANTÉM A TUST/TUSD NA BASE DE CÁLCULO DO ICMS

INFORMATIVO 363


Os Ministros do STF autorizaram a inclusão da TUST (Tarifa de Utilização de Serviços de Transmissão) e TUSD (Tarifa de Utilização de Serviços de Distribuição) na base de cálculo do ICMS, por meio de liminar.

Ler mais...
 

AFASTADO ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL PARA ABSOLVER CRIME TRIBUTÁRIO POR INSIGNIFICÂNCIA MATERIAL

INFORMATIVO 363


Em decisão recente, o Ministro Rogerio Schietti do STJ afastou acordo de não persecução penal firmado entre o Ministério Público e o acusado, sob o argumento da insignificância da conduta, que era inferior ao limite de R$20 mil.

Ler mais...
 

STJ: CORTE ESPECIAL INICIA JULGAMENTO PARA DEFINIR SE SELIC É O ÍNDICE ADEQUADO PARA CORRIGIR CONDENAÇÕES JUDICIAIS

INFORMATIVO 363


A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça começou a definir, na quarta-feira, 01/03/2023, se o índice adequado para corrigir condenações por dívidas civis, previsto no artigo 406 do Código Civil, é a taxa Selic. Se a resposta for negativa, ainda será possível escolher qual encargo deve ser aplicado.

Ler mais...
 

STJ: PENHORA ONLINE DE ATIVOS FINANCEIROS NÃO DEPENDE DA INDICAÇÃO DE CONTAS DO DEVEDOR

INFORMATIVO 363


A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a penhora online de ativos financeiros para assegurar o pagamento de pensão alimentícia, num caso em que os requerentes não forneceram os dados da conta na qual deveria haver o bloqueio.

Ler mais...
 

STJ DECIDE QUE DÍVIDAS DA MATRIZ RESULTAM NA IMPOSSIBILIDADE DE OBTENÇÃO DE CERTIDÃO DE REGULARIDADE FISCAL PELAS FILIAIS.

INFORMATIVO 363


De acordo com a jornalista Beatriz Olivon do Valor Econômico, a 1ª Seção do STJ definiu que a filial não obterá certidão de regularidade fiscal se houverem dívidas da matriz ou outra empresa do grupo.

Ler mais...
 

INCIDE ITBI SOBRE A INTEGRALIZAÇÃO DE IMÓVEIS POR FUNDOS MOBILIÁRIOS

INFORMATIVO 363


Os Ministros da 1ª turma do STJ validaram a cobrança de ITBI sobre imóveis incorporados por Fundos Imobiliários. No Agravo em Recurso Especial n°1.492.971, restou decidido que essas operações configuram uma transferência, a título oneroso, devendo, portanto, ser tributadas.

Ler mais...
 

A PARALISIA DA EXECUÇÃO EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DE BENS NÃO PERMITE A SUPRESSIO

INFORMATIVO 363


De acordo com decisão proferida pelos Ministros da 4ª turma do STJ, não é possível o reconhecimento da supressio em execução que ficou paralisada em razão da ausência de bens do devedor. Dessa forma, é permitida a incidência de juros e correção monetária durante todo o período de existência da dívida, até o momento do pagamento.

Ler mais...
 

RESTRIÇÃO AO ACESSO DO PERSE IMPLEMENTADO PELA RECEITA FEDERAL POR INSTRUÇÃO NORMATIVA É ILEGAL

INFORMATIVO 363


De acordo com o jornal Jota, uma locadora de aparelhos de refrigeração e eletrônicos teve seu direito reconhecido ao benefício fiscal do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Ler mais...
 

VALORES ORIUNDOS DE DECISÕES JUDICIAIS DEVEM SER LEVADAS A TRIBUTAÇÃO DO IRPJ E CSLL SOMENTE NO MOMENTO DO EFETIVO RECEBIMENTO

INFORMATIVO 363


De acordo com o site Consultor Jurídico (ConJur), a 2ª Vara Federal de Ribeirão Preto reconheceu o direito à inclusão de créditos tributários na base de cálculo do IRPJ e CSLL oriundos de outra ação e “nos demais feitos que se busca simples declaração do direito de compensar tributos recolhidos indevidamente, no momento do efetivo pagamento de parte desse crédito via o precatório ou da homologação expressa ou tácita das compensações administrativas a serem realizadas pela impetrante”.

Ler mais...
 

RETENÇÃO PREVENTIVA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL PELA FAZENDA É ILEGAL

INFORMATIVO 363


Mesmo que preventivamente, a Fazenda não pode reter a emissão de nota fiscal. Esse é o entendimento da 6ª Câmara de Direito Público do TJSP, que vislumbrou que a medida violaria garantias constitucionais do contribuinte, como, por exemplo, os princípios do devido processo legal e do livre exercício da atividade econômica.

Ler mais...
 

VOTO DE QUALIDADE GARANTE VITÓRIA DA UNIÃO EM MAIORIA DOS JULGAMENTOS NO CARF

INFORMATIVO 363


Pesquisa realizada entre 2017 e 2020 aponta que, nos julgamentos referentes a créditos tributários, 80% desses créditos foram contemplados em face da União através do voto de qualidade pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Ler mais...
 

CALENDÁRIO DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA EM 2023 É DIVULGADO

INFORMATIVO 363


A Receita Federal divulgou o calendário do IR, e definiu que o pagamento da restituição será feito e 5 lotes, que ocorrerão entre maio e setembro. O envio das declarações deve ser feito entre 15/03 e 31/05.

Ler mais...
 

LEI DIMINUI A ALÍQUOTA DO IR RETIDO NA FONTE PARA GASTOS PESSOAIS NO EXTERIOR

INFORMATIVO 363


A Medida Provisória n°1.138/2022 foi convertida em Lei (n°14.537/2023), publicada no Diário Oficial da União no dia 01/03/2023. A norma prevê a redução da alíquota do Imposto de Renda retido na fonte sobre os valores destinados à cobertura de gastos pessoais, no exterior de pessoas físicas residentes no País, em viagens de turismo, de negócios, de serviço ou de treinamento ou em missões oficiais, até o limite de R$ 20.000,00.

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal