Carregando

Informativo  364, ano de 2023

Versão para envio via e-mail
 

MINISTRO LEWANDOWSKI CONCEDE MEDIDA CAUTELAR E SUSPENDE A EFICÁCIA DAS DECISÕES QUE SUSPENDERAM A APLICAÇÃO DO DECRETO Nº 11.374/2023

INFORMATIVO 364


Foi publicada, no dia 08/03, decisão do Ministro Ricardo Lewandowski que concedeu a liminar requerida pelo governo na ADC 84. Dessa forma, todas as decisões que tenham afastado a aplicação das alíquotas de PIS e COFINS reestabelecidas pelo Governo no início de janeiro se encontram suspensas.

Ler mais...
 

AÇÃO QUE QUESTIONA A MULTA SOBRE COMPENSAÇÃO NÃO HOMOLOGADA É REINCLUÍDA NA PAUTA DO STF

INFORMATIVO 364


O STF inseriu em pauta para julgamento no dia 10/03 a ação que questiona a constitucionalidade da multa isolada aplicada quando o contribuinte tem seu pedido de compensação negado.

Ler mais...
 

O PLENÁRIO DO STF REFERENDA LIMINAR PARA INCLUIR A TUSD E TUST NA BASE DE CÁLCULO DO ICMS EM OPERAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA ATÉ JULGAMENTO DA ADI 7.195.

INFORMATIVO 364


No dia 06/03/2023 o Supremo Tribunal Federal decidiu pela liminar de suspensão do art. 3º, X, da LC 87/1996, até o julgamento do mérito da ação - ADI 7.195 MC-Ref/DF. O dispositivo suspenso retirava da base de cálculo do ICMS as tarifas dos serviços de transmissão (TUSD) e distribuição (TUST) de energia elétrica e encargos setoriais vinculados às operações com energia.

Ler mais...
 

VEÍCULOS NÃO LOCALIZADOS PODEM SER PENHORADOS DE ACORDO COM O STJ.

INFORMATIVO 364


O Superior Tribunal de Justiça admitiu a realização de penhora de veículo mesmo sem o bem ter sido localizado. Segundo informações do site Migalhas, a 3ª Turma considerou cabível a penhora desde que haja uma certidão que seja capaz de comprovar sua existência.

Ler mais...
 

STJ FIXA TESE E DETERMINA A INCIDÊNCIA IR E CSLL SOBRE CORREÇÃO MONETÁRIA

INFORMATIVO 364


De acordo com a Procuradoria da Fazenda Nacional, existem mais de 1.781 processos na Justiça Federal e no próprio STJ versando sobre a mesma temática: a possibilidade de incidência do Imposto de Renda retido na fonte e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e ganhos de operações financeiras.

Ler mais...
 

STJ: PENHORA DE BENS EM NOME DE CÔNJUGE DE DEVEDOR É ANULADA

INFORMATIVO 364


A 4ª turma do STJ tornou sem efeito a penhora de valores e bens em nome de cônjuge do sócio de uma empresa executada. Os julgadores entenderam que a medida é extremamente gravosa a terceiro que sequer participou do processo desde o seu início.

Ler mais...
 

CARF CONSIDERA SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE COMO ASSOCIAÇÃO ISENTA DE IRPJ E CSLL.

INFORMATIVO 364


A 2ª Turma da Câmara Superior (CSRF) do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), a partir do entendimento de que as associações podem desenvolver atividades econômicas, desde que não haja finalidade lucrativa, decidiu que o São Paulo Futebol Clube tem direito à isenção de IRPJ e CSLL.

Ler mais...
 

1ª TURMA DA CÂMARA SUPERIOR DO CARF MANTÉM O ENTENDIMENTO DE QUE A DEDUÇÃO DE DESPESAS COM ROYALTIES DEVE OBEDECER AO MÁXIMO DE 4%

INFORMATIVO 364


A empresa que possui monopólio para conferir franquias de uma rede de fast food em diversos países da América Latina e do Caribe foi autuada por excesso de dedução de royalties, ultrapassando o limite de 4%.

Ler mais...
 

DECISÃO LIMINAR DO TRF 3 SUSPENDE PORTARIA DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA QUE RESTRINGE A ADESÃO AO PERSE

INFORMATIVO 364


Uma Associação que impetrou Mandado de Segurança Coletivo obteve decisão favorável em 2ª instância para suspender os efeitos da Portaria do Ministério da Economia que restringe o acesso do programa Perse à alguns setores da economia.

Ler mais...
 

AMIS OBTÉM LIMINAR PARA SUSPENDER A INCLUSÃO DO FRETE FOB DA BASE DE CÁLCULO DO ICMS-ST EM AÇÃO PATROCINADA PELO ESCRITÓRIO ALMEIDA MELO SOCIEDADE DE ADVOGADOS.

INFORMATIVO 364


A Associação Mineira de Supermercados (AMIS), representada pelo escritório Almeida Melo Sociedade de Advogados (AMSA), obteve, na última quarta-feira (08/03/2023), decisão liminar favorável aos associados, proferida nos autos do Mandado de Segurança Coletivo ajuizado, determinando que o Estado não exija a inclusão do valor do frete na modalidade FOB na base de cálculo do recolhimento ICMS/ST.

Ler mais...
 

PRAZO PARA ADERIR AO PROGRAMA “LITÍGIO ZERO” ESTÁ ENCERRANDO

INFORMATIVO 364


O projeto de transação tributária denominado “Litígio Zero”, em que a finalidade está relacionada ao parcelamento de débitos tributários que estão em discussão administrativa, é uma ótima forma para regularização de débitos que estão em sob o julgamento do CARF e da DRJ, ou, ainda, daqueles que já estão inscritos sob dívida ativa, mas desde que de pequeno valor.

Ler mais...
 

IMPOSTO DE EXPORTAÇÃO SOBRE PETRÓLEO BRUTO É QUESTIONADA PELO PARTIDO LIBERAL NO STF

INFORMATIVO 364


Com fundamento nos princípios da previsibilidade e da segurança jurídica, o Partido Liberal (PL), por meio da ADI 7359, contestou a alíquota estabelecida para Imposto de Exportação de petróleo bruto ou de minerais betuminosos, uma vez que, de acordo com o partido, a incidência de 9,2% tem fins extrafiscais, quando que na verdade deveriam ser fiscais.

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal