Carregando

Informativo  350, ano de 2022

Versão para envio via e-mail
 

JUÍZA FEDERAL DECIDE QUE EMPRESAS DO SIMPLES PODEM APROVEITAR BENEFÍCIOS DO PROGRAMA EMERGENCIAL DE RETOMADA DO SETOR DE EVENTOS (PERSE).

INFORMATIVO 350


A Receita Federal excluiu micro e pequenos negócios do acesso ao programa de retomada para o setor de turismo e eventos. A Instrução normativa da RFB estabelece regras que vinculam as receitas correspondentes aos benefícios fiscais propostos pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos.

Ler mais...
 

STF INCLUI NA PAUTA PARA JULGAMENTO O RECURSO QUE DISCUTE A REGULAMENTAÇÃO DO FAP – COM A REDUÇÃO OU MAJORAÇÃO DE ALÍQUOTA - POR MEIO DE DECRETO.

INFORMATIVO 350


No dia 17/11/2022 foi inserido na pauta para julgamento de Embargos de Declaração a tese discutida no Recurso Especial de nº 677725, sobre a adequação do princípio da legalidade tributária nos moldes do regulamento interposto pelo Decreto 3.048/1999, sobre o Fator Acidentário de Prevenção (FAP).

Ler mais...
 

STF REINICIA O JULGAMENTO DOS RECURSOS QUE TRATAM SOBRE OS LIMITES DA COISA JULGADA.

INFORMATIVO 350


Na sexta-feira (18/11) o Recurso Extraordinário 955227/BA e o Recurso Extraordinário 949297/CE tiveram seus julgamentos virtuais iniciados, cuja matéria trata dos limites da coisa julgada em matéria tributária, que originou os temas 881 e Tema 885 de Repercussão Geral, respectivamente.

Ler mais...
 

STF INICIA O JULGAMENTO SOBRE O PRINCÍPIO DA NÃO CUMULATIVIDADE DO PIS/COFINS

INFORMATIVO 350


O Supremo Tribunal Federal iniciou o julgamento do Tema 756, no qual irá analisar o princípio da não cumulatividade do PIS e da Cofins. O Recurso Extraordinário de nº 841979, seguido pelo tema mencionado, foi considerado o de maior risco de repercussão financeira, com projeção de impacto de R$ 400 bilhões sobre os cofres da União, sendo discutido principalmente o conceito de insumo para fins de creditamento de PIS e Cofins.

Ler mais...
 

MAIORIA DOS MINISTROS DO STF VOTA PARA ATRIBUIR EFEITOS IMEDIATOS E DERRUBAR DECISÕES DEFINTIVAS QUE FORAM FAVORÁVEIS AOS CONTRIBUINTES

INFORMATIVO 350


O Supremo Tribunal Federal já possui a maioria dos votos necessários, contra os contribuintes, para permitir a reversão de decisões judiciais definitivas, quando houver mudança de entendimento jurisprudencial na corte.

Ler mais...
 

STJ CONDENA UNIVERSIDADE DESCREDENCIADA NO MEC A DEVOLVER MENSALIDADES

INFORMATIVO 350


A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça condenou uma universidade a devolver todas as mensalidades pagas por uma aluna de administração que não teria seu diploma validado, tendo em vista que a universidade teria sido descredenciada pelo MEC. 

Ler mais...
 

STJ: POR UNANIMIDADE, MINISTROS DA 1ª TURMA MANTÉM EXCLUSÃO DE DESCONTOS INCONDICIONAIS DA BASE DO ICMS NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.

INFORMATIVO 350


Ministros da 1ª Turma do STJ julgaram, por unanimidade, improcedente a ação rescisória AR 6768/DF.

Ler mais...
 

TRF: NECESSÁRIO LAUDO PERICIAL NO CASO DE DIVERGÊNCIA ENTRE LOCADOR E LOCATÁRIO SOBRE O VALOR DO IMÓVEL

INFORMATIVO 350


A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu que em se tratando de demandas em que as partes divergem exclusivamente sobre o valor de locação do imóvel, é imprescindível a elaboração de perícia, para efetuar laudo que indique o valor de mercado para locação.

Ler mais...
 

EMPRESAS TENTAM ADIAR IMPOSTOS POR CAUSA DA EPIDEMIA, MAS TRF-1 NEGA

INFORMATIVO 350


No auge da crise do Covid-19, quando as atividades econômicas foram reduzidas, duas empresas do Amazonas solicitaram a suspensão ou adiamento do pagamento de tributos federais, sendo negado o pedido pela 8ª Turma do TRF.

Ler mais...
 

TRIBUNAIS IMPEDEM COBRANÇA DE TRIBUTOS SOBRE CARGAS ROUBADAS

INFORMATIVO 350


Os tribunais do Estado de São Paulo e o Tribunal Regional Federal da 3° Região (TRF-3), vem decidindo pró contribuinte, concedendo isenção fiscal as exportadoras vítimas de cargas que forem roubadas no trajeto para o porto, aeroporto ou até mesmo no ambiente alfandegário.

Ler mais...
 

CARF AUTORIZA EMPRESA A USAR CRÉDITOS SEM RETIFICAÇÃO DE DECLARAÇÕES FISCAIS

INFORMATIVO 350


A 3ª Turma, do Conselho Administrativo, por maioria dos votos, entendeu que o contribuinte pode usar créditos de PIS e da Cofins fora do prazo previsto pelo órgão sem a necessidade de ter que retificar as declarações fiscais, neste caso em específico, o que influenciou o julgamento foi a apresentação de um laudo com a comprovação de que esses valores ainda não tinham sido aproveitados.

Ler mais...
 

PUBLICADA RESOLUÇÃO CONJUNTA QUE DISCIPLINA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE INCRITOS EM DÍVIDA ATIVA NO SITE DA SEF E DA AGE

INFORMATIVO 350


Foi publicada no dia 12/11, no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, a Resolução Conjunta SEF/AGE nº 5625. Dentre as previsões, o texto fala sobre a disponibilização da relação das pessoas físicas e jurídicas inscritas em dívida ativa, que será feito nos sites da SEF e da AGE.

Ler mais...
 

PUBLICADO ATO DECLARATÓRIO QUE CANCELA MULTAS POR ATRASO NA ENTREGA DA DECLARAÇÃO DE DÉBITOS E CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS FEDERAIS PREVIDENCIÁRIOS

INFORMATIVO 350


Foi publicado no Diário Oficial na União, no dia 11/11/2022, o ato declaratório executivo CORAT nº 15. O ato prevê o cancelamento de multas por atraso na entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos que foram emitidas até 24 de outubro de 2022, desde que preenchidas as situações descritas nas alíneas I a III.

Ler mais...
 

II SEMINÁRIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO/ OAB VENDA NOVA

INFORMATIVO 350


Dia 21, segunda-feira, de novembro os Tributaristas Dr. João Paulo Fanucchi Almeida Melo, sócio fundador, e Carlos Alberto Moreira Alves, advogado Sênior do Escritório Almeida Melo Sociedade de Advogados, participaram do II Seminário de Direito Tributário organizado pela OAB subseção Venda Nova, na Faculdade UNA-Unidade Cristiano Machado. 

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal