Carregando

Informativo  327, ano de 2022

Versão para envio via e-mail
 

STF DECIDIRÁ SE MUNICÍPIOS PODEM FIXAR CORREÇÃO MONETÁRIA E JUROS DE MORA SUPERIORES AO DA UNIÃO

INFORMATIVO 327


O Supremo Tribunal Federa (STF) decidirá sobre a (in)constitucionalidade da fixação de índices de correção monetária e taxas de juros dos municípios em percentuais superiores aos estabelecidos pela União para a mesma finalidade.

Ler mais...
 

STF ESTABELECE PRAZO DE 12 MESES PARA EDIÇÃO DE LEI COMPLEMENTAR DE ITCMD PELO CONGRESSO NACIONAL

INFORMATIVO 327


O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que o Congresso Nacional tem prazo de 12 meses para editar lei complementar com normas gerais definidoras do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre doações e heranças do exterior.

Ler mais...
 

INCIDÊNCIA DO IR SOBRE PENSÕES ALIMENTÍCIAS É AFASTADA PELO STF

INFORMATIVO 327


Por maioria no Plenário, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que os valores de Imposto de Renda (IR) sobre pensões alimentícias do Direito de família não constituem acréscimo patrimonial e que a incidência do imposto consistiria em bitributação.

Ler mais...
 

STF RECEBE NOVA AÇÃO CONTRA DISPOSITIVO QUE ESTABELECE 30% DE ALÍQUOTA DE ICMS PARA GASOLINA NO MATO GROSSO DO SUL

INFORMATIVO 327


A argumentação é de que a medida afronta o princípio da seletividade e da essencialidade tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O autor é o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7173).

Ler mais...
 

STF: MP QUE VEDOU USO DE CRÉDITO DE CONTRIBUIÇÕES SOBRE COMBUSTÍVEIS SÓ VALERÁ APÓS 90 DIAS DA PUBLICAÇÃO

INFORMATIVO 327


O Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7181, determinou que a Medida Provisória (MP) que retirou das empresas consumidoras finais de combustíveis o direito ao uso de créditos do PIS/PASEP e da COFINS, decorrentes de operações com isenção fiscal, somente produza efeitos após 90 dias de sua publicação.

Ler mais...
 

STF APRECIARÁ A CONSTITUCIONALIDADE DO NOVO MARCO REGULATÓRIO DAS ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO

INFORMATIVO 327


O Partido Republicanos ajuizou, perante o Supremo Tribunal Federal (STF), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.174, questionando a legalidade do novo marco regulatório das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), que são áreas de livre comércio para a produção de bens de exportação, instituído pela Medida Provisória nº 1.033/2021, convertida na Lei nº 14.184/2021.

Ler mais...
 

STJ MANTÉM IR SOBRE VENDA DE AÇÕES POR HERDEIROS

INFORMATIVO 327


A 2ª Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) julgou a temática que envolve o direito dos herdeiros à isenção de Imposto de Renda (IRPF) sobre ganhos obtidos com a venda de ações do titular. O placar da sessão foi de três votos a dois para manter o impedimento.

Ler mais...
 

STJ DECIDE QUE É IMPRESCINDÍVEL A INTIMAÇÃO PESSOAL DO DEVEDOR PARA REALIZAR LEILÃO EXTRAJUDICIAL

INFORMATIVO 327


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, no âmbito do Recurso Especial (REsp) nº 1.974.567, que é imprescindível a intimação pessoal do devedor para prosseguimento de leilão extrajudicial, mesmo se o devedor for intimado para purgar a mora.

Ler mais...
 

TJSP MANTEM LIMINAR E PERMITE QUE OS MEMBROS DE ASSOCIAÇÃO MÉDICA EM SÃO PAULO PAGUEM MENOS ISS

INFORMATIVO 327


Foi mantida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo - TJSP a liminar que permite a aplicação pela Associação Paulista de Medicina uma fórmula de cálculo de Imposto Sobre Serviços (ISS) mais benéfica. O cálculo é feito com base em uma receita bruta presumida que varia conforme a quantidade de profissionais habilitados na sociedade.

Ler mais...
 

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA REPASSE DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS DE R$ 48 BILHÕES PARA REDUZIR CONTA DE LUZ

INFORMATIVO 327


A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 07/06, o Projeto de Lei que estabelece regras para que distribuidoras de energia possam repassar integralmente, aos consumidores, créditos tributários concernentes à incidência indevida de PIS/COFINS na conta de luz. O texto seguiu para sanção presidencial.

Ler mais...
 

TRIBUNAL DE IMPOSTOS E TAXAS DE SÃO PAULO (TIT/SP), LIMITA APLICAÇÃO DE JUROS DE MORA À TAXA REFERENCIAL SELIC.

INFORMATIVO 327


Em sessão temática na última quinta-feira, 09/06, com o objetivo de acompanhar a jurisprudência consolidada no judiciário, foi decidido pela Câmara Superior da TIT/SP que a aplicação de juros de mora a débitos fiscais estaduais, como no caso do ICMS, estaria limitada à taxa referencial da SELIC.

Ler mais...
 

PRAZO PARA ENTREGA DE DECLARAÇÃO ANUAL SIMPLIFICADA PARA MEI SE ENCERRA EM 30 DE JUNHO

INFORMATIVO 327


O prazo para entrega da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual – Dasn-Simei, referente ao exercício 2021 se encerra em 30/06/2022. A declaração é obrigatória para todo o MEI que teve seu CNPJ aberto até dezembro de 2021, independentemente do valor faturado.

Ler mais...
 

PROJETO QUE AMPLIA DEDUÇÕES NO IR PARA ESTIMULAR ESPORTE PASSA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

INFORMATIVO 327


O Senado aprovou o Projeto de Lei nº 940/2022 que eleva os limites para dedução no Imposto de Renda (IR) de valores destinados a projetos despotivos e paradespostivos.

Ler mais...
 

VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE LIMITA ICMS ACONTECE NESTA SEGUNDA-FEIRA.

INFORMATIVO 327


Nesta segunda-feira,13/06, acontece a votação do projeto de lei que fixa um teto para a cobrança de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações, gás natual e transporte coletivo.

Ler mais...
 

PREFEITURA DE SÃO PAULO PUBLICA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE IPTU

INFORMATIVO 327


Foi publicado no Diário Oficial do Município de São Paulo (DOM-SP), na última semana, o Edital de Notificação nº 20, de 04/06/2022, pela Secretaria Municipal da Fazenda, para notificação dos lançamentos novos, revistos ou complementares de IPTU.

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal