Informativo 439, ano de 2024
Versão para envio via e-mailSTF REJEITA PEDIDO DE SÃO PAULO PARA CONCESSÃO DE PRAZO PARA SE ADEQUAR A JULGADO SOBRE A ZONA FRANCA DE MANAUS
INFORMATIVO 439
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o pedido do Estado de São Paulo que solicitava prazo para que o fisco paulista se adaptasse à decisão da ADPF 1.004, que declarou a inconstitucionalidade de atos administrativos do fisco e do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) que suprimiam créditos de ICMS relativos a mercadorias provenientes da Zona Franca de Manaus, beneficiadas por incentivos fiscais.
TELECOM: ASSOCIAÇÕES QUESTIONAM LEI DA PARAÍBA QUE CRIA ADICIONAL DE ICMS
INFORMATIVO 439
As associações do setor de telecomunicações apresentaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de declarar a inconstitucionalidade de uma lei do Estado da Paraíba que criou um adicional de alíquota de ICMS sobre serviços de comunicação para constituir receitas e financiar o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep/PB).
MODULAÇÃO DE TESE SOBRE LIMITES DAS CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA S É MANTIDA PELO STJ.
INFORMATIVO 439
Segundo o portal CONJUR, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, em 11 de setembro de 2024, nove embargos de declaração interpostos contra a decisão que afastou o limite de 20 salários mínimos para a contribuição de custeio do Sistema S. Os embargantes buscavam alterar a modulação temporal, estendendo os efeitos da tese para abranger todas as entidades parafiscais que atuam em prol do interesse público e são destinatárias dos valores recolhidos pelas empresas.
JUSTIÇA FEDERAL DECIDE QUE FECP NÃO PODE INTEGRAR BASE DE CÁLCULO DE PIS E COFINS
INFORMATIVO 439
Uma decisão da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro determinou que o adicional de ICMS destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECP) não pode ser incluído na base de cálculo do PIS e da Cofins, por não representar faturamento.
TRF-3 ASSEGURA O DIREITO DE O CONTRIBUINTE INCLUIR O IPI NA BASE DE CÁLCULO DO CRÉDITO DO PIS E DA COFINS
INFORMATIVO 439
Segundo o portal CONJUR, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região entendeu que a não cumulatividade do PIS e da Cofins não é equiparada à do IPI e ICMS, já que os créditos dessas contribuições incidem sobre o custo de aquisição de bens e produtos que geram receita.
CARF NEGA POSSIBILIDADE DE AMORTIZAÇÃO DE ÁGIO INTERNO EM OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO DE EMPRESA DE TELEFONIA.
INFORMATIVO 439
Segundo o canal Jota, a 1ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) negou a possibilidade de amortização de ágio interno em operação de aquisição, mantendo a cobrança de IRPJ e CSLL sobre a amortização.
MUDANÇAS NA TRIBUTAÇÃO DE DOAÇÕES E HERANÇAS TRARÁ IMPACTO PARA CONTRIBUINTES.
INFORMATIVO 439
Segundo o canal Conjur, contribuintes dos Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo serão os mais impactados pelas mudanças nas regras de ITCD, em razão das menores alíquotas do imposto e ausência de progressividade atualmente.
FEDERAL: LEI ESTABELECE REGIME DE TRANSIÇÃO PARA O FIM DA CPRB
INFORMATIVO 439
Foi publicada no Diário Oficial da União de 16 de setembro de 2024 a Lei nº 14.973/2024, que estabelece as regras de transição para o fim da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) e do adicional da COFINS-Importação.
REGULAMENTAÇÃO DA TRANSAÇÃO NA COBRANÇA DE CRÉDITOS DA UNIÃO E DO FUNDO DE FGTS É ALTERADA.
INFORMATIVO 439
Foi alterada a Portaria que regulamenta a transação na cobrança de créditos da União e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para, dentre outras tratativas, dispor que:
PUBLICADA PORTARIA QUE DEFINE CONDIÇÕES PARA A CONCESSÃO DE DESCONTOS E EQUALIZAÇÃO DE JUROS PARA OPERAÇÕES DE CRÉDITO RURAL
INFORMATIVO 439
Desde 16/09/2024, a nova portaria do Ministério da Fazenda autorizou a concessão de descontos e a equalização de taxas de juros para operações de crédito rural renegociadas. A medida visa apoiar mutuários afetados por eventos climáticos extremos em abril e maio de 2024, especialmente no Rio Grande do Sul.
RECEITA FEDERAL ESTABELECE NOVAS REGRAS PARA E-FINANCEIRA
INFORMATIVO 439
A nova Instrução Normativa da Receita Federal (2219) estabelece a obrigatoriedade da apresentação da e-Financeira para diversas instituições, como seguradoras, instituições financeiras e de pagamento, entre outras.
RECEITA FEDERAL ATUALIZA REGRAS E PENALIDADES PARA DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DE CONSULTORES DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS
INFORMATIVO 439
A Instrução Normativa 2.220/2024 da Receita Federal atualiza as regras sobre a Declaração de Rendimentos Pagos a Consultores por Organismos Internacionais (Derc). Entre as mudanças, estão a estipulação de multas pela entrega extemporânea da Derc, pelo não cumprimento de intimações e pela omissão de informações.
RESOLUÇÃO 5826/2024 DISPÕE SOBRE A TRAMITAÇÃO PRIORITÁRIA NO PROCESSO TRIBUTÁRIO ADMINISTRATIVO ELETRÔNICO NO ESTADO DE MINAS GERAIS
INFORMATIVO 439
A Resolução nº 5826/2024, da Secretaria Municipal de Fazenda, alterou a Resolução nº 5824, que dispõe sobre a tramitação prioritária no processo tributário administrativo eletrônico. Novas regras foram implementadas para a tramitação prioritária de Processos Tributários Administrativos Eletrônicos/Regime Especial (e-PTA-RE).
PAUTA DO STF
INFORMATIVO 439
Pauta do plenário do STF - No período compreendido entre 23/09/2024 e 27/09/2024