Carregando

Informativo  356, ano de 2022

Versão para envio via e-mail
 

JULGAMENTO DO RECURSO SOBRE A INCIDÊNCIA DE IRPJ E CSLL SOBRE SELIC EM DEPÓSITOS JUDICIAIS NÃO SERÁ ANALISADO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

INFORMATIVO 356


Em decisão unânime os Ministros do Supremo Tribunal Federal decidem que o recurso envolvendo a incidência de IRPJ e CSLL sobre valores recebidos a título de taxa básica de juros (Selic) no levantamento de depósitos judiciais não será julgado pelo STF.

Ler mais...
 

STJ: DEPÓSITO PARA EFEITO SUSPENSIVO NÃO AFASTA MULTA DO CPC.

INFORMATIVO 356


É impossível de se caracterizar como pagamento voluntário o depósito realizado em cumprimento de sentença quando da manifestação expressa de que o valor depositado serviria como garantia do juízo para concessão de efeito suspensivo, este foi o entendimento da 3ª Turma do Tribunal Superior de Justiça.

Ler mais...
 

CARF SUSPENDE AS SESSÕES DE JULGAMENTO PARA O MÊS DE JANEIRO DE 2023 ATRAVÉS DE PORTARIA.

INFORMATIVO 356


O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF suspendeu as sessões de julgamento agendadas para o mês de janeiro/2023 através da Portaria CARF/ME nº 455. A presente portaria suspende, especificamente, as sessões da 1ª, 2ª e da 3ª Seção de Julgamento das Turmas Ordinárias e Extraordinárias, bem como da 1ª, 2ª e 3ª Turmas da Câmara Superior de Recursos Fiscais- CSRF.

Ler mais...
 

2ª TURMA DO CARF DECIDE PELA INCIDÊNCIA DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE PRÊMIOS PAGOS POR PRODUTIVIDADE.

INFORMATIVO 356


A 2ª Turma do CARF, por 6 votos a 2 decidiu que incide contribuição previdenciária sobre prêmios pagos por produtividade pelas empresas aos seus funcionários.

Ler mais...
 

CARF DEU PROVIMENTO AO RECURSO DA SIEM OFFSHORE DO BRASIL E REVERTE ARBITRAMENTO DE LUCRO.

INFORMATIVO 356


Após o fisco arbitrar lucro de controladas de contribuintes sediadas em paraísos fiscais, o caso foi parar no Carf. A fiscalização, argumentou que o arbitramento foi necessário pois a companhia não apresentou as demonstrações financeiras e nem as declarações fiscais. Além disto, o fisco indicou inconsistência de R$ 8 milhões entre os balancetes das controladas e o resultado da controladora.

Ler mais...
 

GOVERNO FEDERAL REVOGA REDUÇÃO DE PIS/PASEP E COFINS INCIDENTES SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS E PODER JUDICIÁRIO PROFERE DECISÕES FAVORÁVEIS AOS CONTRIBUINTES

INFORMATIVO 356


Através do Decreto 11.374/2023, o Governo Federal revogou o Decreto nº 11.322/2022 que reduzia pela metade a tributação sobre receitas financeiras de empresas.

Ler mais...
 

PODER JUDICIÁRIO AUTORIZA RESTAURANTES ADERIR AO PROGRAMA EMERGENCIAL DE RETOMADA DO SETOR DE EVENTOS (PERSE).

INFORMATIVO 356


Dois restaurantes obtiveram, através de liminar, o direito de aderir ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) que garante alíquota zero de Imposto de Renda (IRPJ), CSLL, PIS e Cofins pelo prazo de cinco anos.

Ler mais...
 

GOVERNO FEDERAL PUBLICA DECRETO QUE REVOGA DESCONTO PARA AS ALÍQUOTAS DO ADICIONAL AO FRETE PARA A RENOVAÇÃO DA MARINHA MERCANTE.

INFORMATIVO 356


O Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) é um adicional incidente sobre o frete cobrado pelas empresas brasileiras e estrangeiras de navegação que operem em portos brasileiros pelo transporte de carga de qualquer natureza.

Ler mais...
 

EDITADA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.158 QUE VINCULA A UNIDADE DE INTELIGÊNCIA FINANCEIRA (UIF) AO CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS (COAF)

INFORMATIVO 356


A Medida Provisória tem a finalidade de modificar a vinculação da Unidade de Inteligência Financeira (UIF) brasileira, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), criado pelo art. 14 da Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, retirando-a do Banco Central do Brasil e retornando-a ao Ministério da Fazenda, pasta a qual, à exceção dos últimos quatro anos, sempre integrou. A proposta também altera a composição do Conselho Monetário Nacional e da Comissão Técnica da Moeda e do Crédito, em consonância com a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios instituída pela Medida Provisória nº 1.154, de 1 de janeiro de 2023.

Ler mais...
 

MEDIDA PROVISÓRIA ALTERA REGRA DO PIS/COFINS E AUMENTA O VALOR A RECOLHER

INFORMATIVO 356


O Governo Federal, editou a Medida Provisória nº 1.159/2023, que objetiva excluir o ICMS da incidência e da base de cálculo dos créditos da Contribuição para o Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins.

Ler mais...
 

MEDIDA PROVISÓRIA RESTAURA O VOTO DE QUALIDADE NO CARF

INFORMATIVO 356


O Governo Federal, através da Medida Provisória nº 1.160/23, implementou modificações na legislação vigente, dentre as quais, restaurou o voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. Um retrocesso para os contribuintes e para o próprio órgão julgador.

Ler mais...
 

PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL E RECEITA FEDERAL EDITAM NOVO PROGRAMA DE TRANSAÇÃO TRIBUTÁRIA

INFORMATIVO 356


Foi publicada a Portaria Conjunta da PGFN/RFB N° 1/2023 que institui o Programa de Redução de Litigiosidade Fiscal - PRLF, estabelecendo condições para transação excepcional na cobrança da dívida em contencioso administrativo tributário no âmbito de Delegacia da Receita Federal de Julgamento - DRJ, do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF e de pequeno valor no contencioso administrativo ou inscrito em dívida ativa da União.

Ler mais...
 

GOVERNO FEDERAL INSTITUI O CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DE RISCOS FISCAIS JUDICIAIS.

INFORMATIVO 356


Vinculado à Advocacia-Geral da União (AGU), o Conselho de Acompanhamento e Monitoramento de Riscos Fiscais Judiciais criado pelo Decreto 11.379 faz parte do pacote fiscal anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). De acordo com a pasta, o Conselho também é responsável por criar soluções para fortalecer e subsidiar as atividades desses órgãos em representações judiciais e no acompanhamento de eventos judiciais que possam afetar as contas públicas, “ampliando a previsibilidade e a segurança na condução da gestão fiscal da União”.

Ler mais...
 

UNIÃO EDITA NORMA SOBRE AVALIAÇÃO QUANTO À MANUTENÇÃO DE RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS.

INFORMATIVO 356


Os restos a pagar, ou seja, despesas empenhadas que ainda não foram pagas, serão reavaliados, com exceção as despesas relacionadas à saúde, serão avaliados para verificar sua manutenção ou não.

Ler mais...
 

GOVERNO FEDERAL PUBLICA DECRETO QUE REVOGA ALTERAÇÕES FEITAS NO PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DA INDÚSTRIA DE SEMICONDUTORES.

INFORMATIVO 356


O atual governo federal eleito publicou o Decreto n° 11.374 em quem revogou alterações feitas no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores que prorrogava a redução a zero das alíquotas de PIS e Cofins – internos e sobre importação – e do IPI sobre as vendas de máquinas, aparelhos, equipamentos e softwares para pessoas jurídicas habilitadas ao Programa.

Ler mais...
 

NOVAS REGRAS DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM) TRAZ AVANÇOS PARA EFICIÊNCIA E MODERNIZAÇÃO QUE AFETARÃO TODO MERCADO, DOS COTISTAS AOS PRESTADORES DE SERVIÇOS.

INFORMATIVO 356


A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamenta novo marco de fundos de investimentos e traz avanços e inovações nas relações que vão de cotistas aos prestadores de serviço.

Ler mais...
 

DESCONTOS PARA O IPTU 2023

INFORMATIVO 356


Diversas cidades do Brasil como, por exemplo, João Pessoa, Macapá, Belo Horizonte, São Luís, Recife, Curitiba, Manaus e Rio de Janeiro disponibilizaram descontos de até 20% para pagamento à vista do IPTU de 2023. Os critérios de descontos são estabelecidos por cada Prefeitura.

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal