Carregando

Informativo  391, ano de 2023

Versão para envio via e-mail
 

STF AFASTA RESTRIÇÕES DE BENEFÍCIOS DE ICMS CONCEDIDOS PELO ESTADO DE MINAS GERAIS A PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.

INFORMATIVO 391


Segundo o canal de notícias JOTA, o STF afastou as restrições de benefícios de ICMS concedidos pelo Estado de Minas Gerais a produtos alimentícios na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.363.

Ler mais...
 

STF: CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL A TRABALHADORES NÃO SINDICALIZADOS É CONSTITUCIONAL

INFORMATIVO 391


O Supremo Tribunal Federal finalizou o julgamento do ARE-ED 1018459 (Tema 935) onde foi firmada a seguinte tese: “É constitucional a instituição, por acordo ou convenção coletivos, de contribuições assistenciais a serem impostas a todos os empregados da categoria, ainda que não sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição”.

Ler mais...
 

STF DECIDE: COBRANÇA DE ISS EM SERVIÇOS DE FRANQUIAS POSTAIS É CONSTITUCIONAL

INFORMATIVO 391


No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4784, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que é constitucional a incidência de ISS sobre os contratos de franquia dos correios.

Ler mais...
 

STF DECIDE: LEI QUE REDUZIU A ALÍQUOTA DO ICMS DE CERVEJA À BASE DE LARANJA EM SERGIPE É INCONSTITUCIONAL

INFORMATIVO 391


O Supremo Tribunal Federal julgou procedente a ADI 7473 e declarou a inconstitucionalidade do art. 1º da Lei n. 8.895/2021, do Estado de Sergipe, que estabelecia a alíquota de 13% do ICMS para as operações envolvendo cervejas com pelo menos 0,35% de suco de laranja em sua formulação.

Ler mais...
 

STJ APROVA NOVA SÚMULA QUE TRATA DO CRIME DE APROPRIAÇÃO INDÉBITA TRIBUTÁRIA

INFORMATIVO 391


A 3ª Seção do STJ (especializada em direito penal) aprovou nova Súmula na sessão de 13/09/2023 que trata do crime de apropriação indébita tributária.

Ler mais...
 

APÓS ATUAÇÃO DO AMSA, AMIS OBTÉM SENTENÇA FAVORÁVEL PARA QUE SEUS REPRESENTADOS POSSAM EXCLUIR O FRETE FOB DA BASE DE CÁLCULO DO ICMS-ST

INFORMATIVO 391


A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) obteve sentença favorável para que seus representados possam excluir o valor relativo ao frete FOB da base de cálculo do ICMS-ST. O processo está sob o patrocínio do escritório Almeida Melo Sociedade de Advogados (AMSA).

Ler mais...
 

DECISÃO DA JUSTIÇA FEDERAL DO PARANÁ CONSIDERA QUE DESPESAS COM IPVA E TAXA DE LICENCIAMENTO SÃO ESSENCIAIS PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA DA EMPRESA DE TRANSPORTES E GERAM CRÉDITOS DE PIS/COFINS.

INFORMATIVO 391


O Juiz da 2ª Vara Federal de Cascavel proferiu uma decisão na qual constatou que as despesas com IPVA e Taxa de licenciamento são essenciais para a realização da atividade econômica da empresa que atua no setor de transportes, sendo classificadas como insumos, o que, por consequência, poderá gerar créditos de PIS e COFINS.

Ler mais...
 

CARF ENTENDE QUE A AUSÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO NO AUTO DE INFRAÇÃO É VÍCIO FORMAL

INFORMATIVO 391


Segundo o canal de notícias Jota, a 2ª Turma da Câmara Superior do CARF entendeu que a ausência de disponibilização de documentos que subsidiam a ação fiscal configura vício formal, possibilitando a fiscalização de fazer novo lançamento apenas corrigindo o erro.

Ler mais...
 

CARF: AFASTADA RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA EM ROUBO OU FURTO DE CARGA POR SE TRATAR DE HIPÓTESE DE EXCLUDENTE DE RESPONSABILIDADE.

INFORMATIVO 391


Segundo o canal de notícias Jota, o CARF afastou a responsabilidade tributária de uma transportadora que teve a mercadoria roubada durante o transporte. A Fiscalização incluiu no lançamento créditos tributários referente ao Imposto de Importação, IPI, Cofins-Importação e PIS- Importação.

Ler mais...
 

CARF ENTENDE QUE INCIDE PIS E COFINS SOBRE BÔNUS DA VENDA DE AUTOMÓVEIS.

INFORMATIVO 391


Segundo o canal de notícias Jota, a 3ª Turma da Câmara Superior do CARF entendeu que os valores referentes ao bônus pagos pela montadora, referente à venda de automóveis, fazem parte da receita da concessionária.

Ler mais...
 

CARF DECIDE QUE NÃO HÁ NULIDADE NO AUTO DE INFRAÇÃO QUE CONTINHA ERRO NA IDENTIFICAÇÃO DO SUJEITO PASSIVO.

INFORMATIVO 391


Segundo o canal de notícias Jota, a 2ª Turma da Câmara Superior do CARF, por maioria, afastou a nulidade do auto de infração que teve erro na identificação do sujeito passivo em caso de incorporação de empresa.

Ler mais...
 

QUINTO E ÚLTIMO LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IRPF 2023 SERÁ PAGO AINDA NESTE MÊS DE SETEMBRO.

INFORMATIVO 391


A Receita Federal promoverá, ainda neste mês de setembro, o pagamento do 5º (quinto) e último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023.

Ler mais...
 

RECEITA FEDERAL: PUBLICADA SOLUÇÃO DE CONSULTA QUE DISPÕE SOBRE O TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DOS JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO

INFORMATIVO 391


No dia 11/09/2023, foi publicada no Diário Oficial da União a Solução de Consulta n°99.010/23, que dispõe sobre o tratamento tributário dos juros sobre o capital próprio em caso de apuração de IRPJ e CSLL pelo regime de lucro presumido.

Ler mais...
 

RECEITA FEDERAL: PUBLICADA CONSULTA QUE TRATA DA INCIDÊNCIA DE IPI EM CASO DE SUBSTITUIÇÃO/REPARO DE EQUIPAMENTO COM DEFEITO DE FABRICAÇÃO

INFORMATIVO 391


Foi publicada no dia 13/09/2023 a Solução de Consulta n°207/2023 que dispõe sobre a incidência de IPI em casos em que o equipamento apresenta defeito de fabricação. De acordo com a referida solução de consulta, não se considera industrialização a substituição de parte e peças realizadas de maneira gratuita em virtude da garantia dada pelo fabricante desses equipamentos.

Ler mais...
 

RECEITA FEDERAL: PUBLICADA SOLUÇÃO DE CONSULTA QUE TRATA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TV A CABO E INTERNET

INFORMATIVO 391


Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 15/09/2023 uma retificação da Solução de Consulta n°210/23 que trata da incidência de PIS e Cofins sobre a receita de prestação de serviços de instalação, configuração, manutenção e desinstalação de TV a cabo e internet.

Ler mais...
 

RECEITA FEDERAL: PUBLICADA SOLUÇÃO DE CONSULTA QUE TRATA DA TRIBUTAÇÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES

INFORMATIVO 391


Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 14/09/2023 a Solução de Consulta n°4.035/23 que trata do percentual de presunção de IRPJ e CSLL na prestação de serviços hospitalares.

Ler mais...
 

RECEITA FEDERAL: PUBLICADA SOLUÇÃO DE CONSULTA QUE TRATA DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS DAS INTERMEDIADORAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

INFORMATIVO 391


Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 14/09/2023 a Solução de Consulta n°6.060/23 que trata do cumprimento de obrigação acessória em caso de intermediação de serviços de saúde.

Ler mais...
 

RECEITA FEDERAL: PUBLICADA SOLUÇÃO DE CONSULTA QUE TRATA DO PERSE

INFORMATIVO 391


Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 14/09/2023 a Solução de Consulta n°6.063/23 que trata da adesão ao Perse por Restaurantes e Similares (CNAE 5611-2/01).

Ler mais...
 

ADVOGADOS DA AMSA PARTICIPARÃO DE PALESTRA SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

INFORMATIVO 391


Será realizada no dia 06/10/2023, às 09 horas, palestra sobre os impactos da reforma tributária nos setores de comércio e dos serviços. O evento está sendo promovido pelo Sindcomércio de Ituiutaba em parceria com a AMSA e contará com a participação do Dr. Carlos Alberto Moreira Alves e Dr. Marcelo Nogueira de Morais, advogados do escritório.

Ler mais...
 

PAUTA DO STF

INFORMATIVO 391


Pauta do plenário do STF - No período compreendido entre 15/09/2023 a 22/09/2023

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal