Carregando

Informativo  367, ano de 2023

Versão para envio via e-mail
 

STF DECIDE QUE AS OPERAÇÕES DE AQUISIÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA COM A TÉCNICA DE DIFERIMENTO NÃO SÃO SUJEITAS AO CRÉDITO DE ICMS

INFORMATIVO 367


Após dez anos de discussão, o Supremo Tribunal Federal julgou o mérito do Recurso Extraordinário 781.926/GO com o tema de repercussão geral 694,  sob o argumento da falta de previsão legal e da inexistência de circulação de mercadoria. Logo, o Supremo Tribunal Federal entendeu que não é possível o creditamento de ICMS nas operações de matéria-prima que envolvam a técnica de diferimento. 

Ler mais...
 

STF DETERMINA A REINCLUSÃO DE CONTRIBUINTES QUE FORAM EXCLUIDOS DO REFIS POR PAGAR PARCELAS ÍNFIMAS

INFORMATIVO 367


Em face da Ação Direta de Constitucionalidade 77, ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministro Ricardo Lewandowski concedeu a medida cautelar para vedar a exclusão de contribuintes do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) com base na tese de “parcelas ínfimas ou impagáveis”. Logo, foi atribuída a interpretação conforme Constituição dos artigos 5° e 9° da Lei 9.964/2000.

Ler mais...
 

STF INCLUI EM PAUTA O JULGAMENTO DO TEMA Nº 919 QUE TRATA SOBRE A COMPETÊNCIA DE INSTITUIÇÃO DE TAXA DE FISCALIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE TORRES E ANTENAS DE TRANSMISSÃO. 

INFORMATIVO 367


O Supremo Tribunal Federal fixou no julgamento do RE 776594 a tese de que "a instituição de taxa de fiscalização do funcionamento de torres e antenas de transmissão e recepção de dados e voz é de competência privativa da União, nos termos do art. 22, IV, da Constituição Federal, não competindo aos Municípios instituir referida taxa."

Ler mais...
 

STJ AFETA RECURSOS QUE DEFINIRÃO SE A REVOGAÇÃO DA OPÇÃO DE TRIBUTAÇÃO PELA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA FERE O DIREITO DO CONTRIBUINTE

INFORMATIVO 367


A 1ª seção do Superior Tribunal de Justiça determinou a suspensão dos Recursos Especiais e Agravos que tramitam em segunda instância no STJ fundados em idêntica questão ao tema nº 1.184, que submeterá a julgamento a seguinte questão: 

Ler mais...
 

STJ: SOCIEDADE LIMITADA DE GRANDE PORTE NÃO PRECISA PUBLICAR DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA

INFORMATIVO 367


A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu que as empresas de grande porte constituídas sob a forma jurídica de sociedade limitada não são obrigadas a publicar suas demonstrações financeiras no Diário Oficial e em jornal de grande circulação, previamente ao arquivamento na Junta Comercial.

Ler mais...
 

STJ: DEVEDOR NÃO TEM DIREITO DE PREFERÊNCIA PARA ADQUIRIR TÍTULO DA PRÓPRIA DÍVIDA EM LEILÃO DE CARTEIRA DE CRÉDITO

INFORMATIVO 367


A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça rejeitou a pretensão de uma empresa, qualificada como emitente de cédula de crédito bancário com garantia fiduciária imobiliária, que reivindicava o direito de preferência para adquirir o título da dívida em leilão.

Ler mais...
 

TJSP DECIDE PELA POSSIBILIDADE DE CREDITAMENTO DE ICMS MESMO QUE NÃO HAJA O CONSUMO IMEDIATO E INTEGRAL DO MATERIAL ADQUIRIDO. 

INFORMATIVO 367


No dia 09 de fevereiro de 2023 a 1ª Câmara de Direito Público do TJSP decidiu, em face da Apelação Cível interposta no processo nº 1006261-02.2014.8.26.0348, pelo provimento do recurso da metalúrgica ao admitir o creditamento do ICMS sobre a compra de eletrodos de grafite. O eletrodo é um condutor de energia e, consequentemente, conduz elétrons. Na situação fática objeto da lide, os eletrodos proporcionaram uma corrente elétrica e aqueceram os fornos de fundição e são consumidos durante o tempo conforme seu desgaste. Dessa forma, a utilização dos eletrodos é fundamental para a atividade da metalurgia, entretanto, eram substituídos mensalmente, pois desgastados não possuiam nenhum tipo de funcionalidade.

Ler mais...
 

24ª VARA CÍVEL DO TRF3 RECONHECE A PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE DE PROCESSO QUE ESTÁ TRAMITANDO NO CARF

INFORMATIVO 367


A 24ª Vara Cível do TRF 3 reconheceu a prescrição intercorrente do processo administrativo de n° 10983.720683/2016-28, o qual tramita perante o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). O processo objeto da lide foi instaurado em 2016, tendo sido movimentado pela última vez em dezembro do mesmo ano.

Ler mais...
 

CARF DECIDE: EMPRESA NÃO É RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DE IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO DAS STOCK OPTIONS

INFORMATIVO 367


O Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), decidiu recentemente que o lucro obtido através das famosas “Stock Options” não deve ser considerado como rendimento fornecido ou pago pela empresa, uma vez que o ganho é obtido pelo funcionário no mercado acionário e, por isso, não há responsabilidade da empresa no tocante ao pagamento de impostos. 

Ler mais...
 

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA NOVAS REGRAS PARA EMPRESAS QUE REALIZAM TRANSAÇÕES NO EXTERIOR

INFORMATIVO 367


A Câmara dos Deputados aprovou a MP 1.152/2022 que dispõe sobre novas obrigações tributárias para as empresas que realizam transações no exterior com partes relacionadas, como, por exemplo, empresas que pertencem ao mesmo grupo econômico.

Ler mais...
 

PRORROGADA A MP Nº 1159 QUE EXCLUIU DA BASE DE CÁLCULO DOS CRÉDITOS DA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP E DA COFINS O VALOR DO ICMS INCIDENTE NA AQUISIÇÃO DE MERCADORIAS

INFORMATIVO 367


O Presidente da Mesa Diretora do Congresso Nacional, o Senador Rodrigo Pacheco, através do Ato nº 23 de março de 2023, prorrogou o prazo para deliberação da Medida Provisória nº 1159, que tem por objetivo excluir da base de cálculo dos créditos da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins o valor do ICMS incidente na aquisição de mercadorias, pelo prazo de 60 dias. A data final do prazo de prorrogação se dá no dia 01/06/2023 e a medida provisória mantém seus efeitos jurídicos até esta data. 

Ler mais...
 

FICA PRORROGADA A MP Nº 1.152 QUE ALTERA A LEGISLAÇÃO DO IRPJ E CSLL

INFORMATIVO 367


O Presidente da Mesa Diretora do Congresso Nacional, o Senador Rodrigo Pacheco, através do Ato 16 de março de 2023, prorrogou a vigência da Medida Provisória nº 1.152, de 28 de dezembro de 2022, publicada no Diário Oficial da União no dia 29, do mesmo mês e ano, que "Altera a legislação do Imposto sobre a Renda das Pessoa Jurídicas - IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL para dispor sobre as regras de preços de transferência" por 60 dias.

Ler mais...
 

FICA PRORROGADA A MP Nº 1.147 QUE ALTERA A LEI DO PERSE E REDUZ AS ALÍQUOTAS DO PIS/PASEP E COFINS A ZERO

INFORMATIVO 367


O Presidente da Mesa Diretora do Congresso Nacional, o Senador Rodrigo Pacheco, através do Ato 11 de março de 2023, prorrogou a vigência da Medida Provisória nº 1.147 que “altera a Lei nº 14.148, de 3 de maio de 2021, que instituiu o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos - Perse, e reduz a zero por cento as alíquotas da Contribuição para o Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins incidentes sobre as receitas decorrentes da atividade de transporte aéreo regular de passageiros", pelo período de 60 dias.

Ler mais...
 

FOI PRORROGADA A MP Nº 1.148 QUE ADIOU ATÉ O FINAL DE 2023 O PRAZO PARA UTILIZAR O CRÉDITO PRESUMIDO DO IRPJ E DO REGIME DE CONSOLIDAÇÃO PARA MULTINACIONAIS BRASILEIRAS

INFORMATIVO 367


O Presidente da Mesa Diretora do Congresso Nacional, o Senador Rodrigo Pacheco, através do Ato 12 de março de 2023, prorrogou a vigência da Medida Provisória nº 1.148 que “altera a Lei nº 12.973, de 13 de maio de 2014, para ampliar o prazo de vigência do crédito presumido e do regime de consolidação", pelo período de 60 dias. A referida MP prorrogada protela, até o final do ano calendário de 2024, a utilização do crédito presumido do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e do regime de consolidação para multinacionais brasileiras, alterando a Lei nº 12.973, de 13 de maio de 2014.

Ler mais...
 

PUBLICADA PORTARIA RFB Nº 309 QUE DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO NO ÂMBITO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

INFORMATIVO 367


O Ministério da Fazenda em conjunto com a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, publicaram, no dia 03/04/2023 a Portaria RFB nº 309/23 que disciplina o funcionamento do Contencioso Administrativo, no âmbito da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB).

Ler mais...
 

PUBLICADA INSTRUÇÃO NORMATIVA DA RFB Nº 2.139 QUE DISPÕE SOBRE A APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO DE DÉBITOS E CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS FEDERAIS PREVIDENCIÁRIOS E DE OUTRAS ENTIDADES E FUNDOS (DCTFWEB).

INFORMATIVO 367


A Instrução Normativa RFB nº 2.139 de março de 2023 “altera a Instrução Normativa RFB nº 2.005, de 29 de janeiro de 2021, na parte em que dispõe sobre a apresentação da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).”

Ler mais...
 

PUBLICADA A PORTARIA CONJUNTA PGFN Nº 3 QUE DISPÕE SOBRE A PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA ADESÃO AO PROGRAMA DE REDUÇÃO DE LITIGIOSIDADE FISCAL 

INFORMATIVO 367


O Ministério da Fazenda em conjunto com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, publicaram, no dia 31 de março de 2023, a Portaria Conjunta de nº 31/03/2023 que trata sobre a prorrogação do prazo de adesão ao Programa de Litigiosidade Fiscal (PRLF).

Ler mais...
 

ESTADO DE MINAS GERAIS PUBLICOU PORTARIA QUE POSSIBILITA A DISPENSA DE OFÍCIO DA ENTREGA DA DAPI QUANDO DA SUBSTITUIÇÃO PELA EFD

INFORMATIVO 367


Foi publicada no dia 29/03/2023 a Portaria SRE nº 214/2023 que dispõe sobre os requisitos para a opção pela apuração do ICMS a partir de informações lançadas na Escrituração Fiscal Digital (EFD), substituindo a Declaração de Apuração e Informação do ICMS (DAPI).

Ler mais...
 

OPERAÇÃO DA RECEITA FEDERAL DE MINAS GERAIS RETIFICA DADOS DO IRPF E TEM RESULTADO SUPERIOR A 45 MILHÕES

INFORMATIVO 367


A Receita Federal do estado de Minas Gerais realizou, em outubro de 2021, uma operação que tinha como objetivo regularizar as declarações de IRPF, principalmente no que se refere às informações sobre dependentes (Operação Falso Dependente).

Ler mais...
 

DE ACORDO COM FGV, MULTAS FISCAIS DO BRASIL ESTÃO ENTRE AS MAIORES DO MUNDO

INFORMATIVO 367


Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que o Brasil é um dos países com as maiores multas fiscais do mundo, junto com a África do Sul. A Receita Federal, caso compreenda que existem casos de dolo, fraude ou simulação, pode aplicar multas cujo patamar pode chegar a 150%.

Ler mais...
 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO ALMEIDA MELO SOCIEDADE DE ADVOGADOS NA SEMANA SANTA.

INFORMATIVO 367


A Almeida Melo Sociedade de Advogados informa que nos dias 06/04/2022 (quinta-feira) e 07/04/2022 (sexta-feira), em decorrência do feriado da Semana Santa, não haverá expediente no Escritório.

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal