Carregando

Informativo  389, ano de 2023

Versão para envio via e-mail
 

STF: JULGAMENTO SOBRE A COBRANÇA DO DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS (DIFAL) PODERÁ SER REINICIADO

INFORMATIVO 389


Os Ministros do Supremo Tribunal Federal reconheceram a repercussão geral do tema que aborda a necessidade de observância da anterioridade anual ou nonagesimal para início da cobrança do diferencial de alíquota (Difal) de ICMS nas operações com consumidor final não contribuinte do imposto. Diante deste posicionamento do colegiado, o julgamento do caso pode reiniciar do zero.

Ler mais...
 

STF: SUSPENSO O JULGAMENTO SOBRE A INCIDÊNCIA DE PIS/COFINS SOBRE CRÉDITO PRESUMIDO DE IPI PERCEBIDO

INFORMATIVO 389


No Supremo Tribunal Federal (STF), a União está contestando uma decisão da Justiça Federal que determinou a exclusão de créditos presumidos de IPI da base de cálculo do Pis e da Cofins, sob o fundamento de que estes não constituem faturamento da empresa (RE 593544).

Ler mais...
 

STF: CONFIRMADA A INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI MUNICIPAL QUE AUMENTAVA A BASE DE CÁLCULO DO IPTU

INFORMATIVO 389


Em sessão virtual do dia 25 de agosto de 2023, o Plenário do Supremo Tribunal Federal rejeitou o pedido de Suspensão da Liminar (SL) 1630. Com isso, confirmou-se a inconstitucionalidade da lei do Município de Cuiabá, que tinha como objetivo atualizar a Planta de Valores Genéricos. O TJ MT havia adotado entendimento de que o reajuste teria atingido “patamares estratosféricos” violando o princípio do não confisco.

Ler mais...
 

STJ: (IN)COMPATIBILIDADE DO IDPJ EM EXECUÇÕES FISCAIS SERÁ JULGADO SOB O RITO DOS RECURSOS REPETITIVOS

INFORMATIVO 389


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) afetou em 28/08/2023 os recursos especiais n°2.039.132/SP, 2.013.920/RJ, 2.035.296/SP, 1.971.965/PE e 1.843.631/PE. Os quais tratam da (in)compatibilidade do Incidente de Desconsideração de Personalidade Jurídica com o rito próprio da Execução Fiscal, sendo julgados sob a sistemática dos repetitivos (Tema n°1209).

Ler mais...
 

STJ: RETROATIVIDADE DA LEI MAIS BENÉFICA DO CTN EM INFRAÇÕES DE NATUREZA ADMINISTRATIVA

INFORMATIVO 389


O Superior Tribunal de Justiça divulgou a nova edição de Pesquisa Pronta que destaca a inaplicabilidade do Código Tributário Nacional às infrações de natureza administrativa.

Ler mais...
 

RETORNO DO VOTO DE QUALIDADE NOS JULGAMENTOS DO CARF É APROVADO PELO SENADO FEDERAL

INFORMATIVO 389


Na última quarta-feira, dia 30/08, o Senado Federal aprovou com 34 votos a favor e 27 contrários, o Projeto de Lei nº 2.384/2023, que restabelece a regra que determina que, em caso de empate, o voto de qualidade será proferido pelo Presidente da Turma nos julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).

Ler mais...
 

PUBLICADA MEDIDA PROVISÓRIA QUE ALTERA O TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DAS SUBVENÇÕES PARA INVESTIMENTO

INFORMATIVO 389


Na edição do Diário Oficial da União de 31/08/2023, foi publicada a Medida Provisória (MP) n. 1.185. A medida revogou expressamente o art. 30 da Lei 12.973/2014 que trazia regramentos atribuídos às subvenções para investimento na apuração do lucro das empresas.

Ler mais...
 

PUBLICADA MEDIDA PROVISÓRIA QUE INSTITUI TRIBUTAÇÃO PERIÓDICA DOS FUNDOS FECHADOS DE INVESTIMENTO

INFORMATIVO 389


O Governo Federal publicou no dia 28/08/2023 a Medida Provisória n°1.184/2023 que dispõe sobre a tributação de aplicações em fundos de investimento no País. A norma institui a tributação periódica para os fundos fechados, equiparando as regras com a legislação atualmente aplicada aos fundos abertos.

Ler mais...
 

CARF: AFASTADA POSSIBILIDADE DE APROVEITAMENTO DE IPI DE PERÍODO ANTERIOR AO PEDIDO DE RESSARCIMENTO.

INFORMATIVO 389


Segundo o canal de notícias Jota, a 3ª Turma da Câmara Superior do CARF fixou o entendimento de que o ressarcimento de saldo credor de IPI composto é possível apenas por créditos apurados no trimestre referência do pedido, não se estendendo aos períodos anteriores.

Ler mais...
 

CARF: AFASTADA POSSIBILIDADE DE DENÚNCIA ESPONTÂNEA ATRAVÉS DE COMPENSAÇÃO.

INFORMATIVO 389


Segundo o canal de notícias Jota, a 1ª Turma do CARF afastou a realização de denúncia espontânea via compensação por vislumbrar a impossibilidade de equiparação da utilização de créditos com o pagamento em si do tributo.

Ler mais...
 

GOVERNO FEDERAL ENVIA PROJETO DE LEI PARA VEDAR DEDUÇÃO DOS JUROS PAGOS OU CREDITADOS A TÍTULO DE REMUNERAÇÃO DE CAPITAL PRÓPRIO DA BASE DE CÁLCULO DO IRPJ E DA CSLL.

INFORMATIVO 389


Na tentativa de ampliar a arrecadação, o Governo federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei com o qual pretende vedar a dedução dos juros pagos ou creditados a título de remuneração do capital próprio, da base de cálculo do IRPJ e da CSLL.

Ler mais...
 

AGE: PUBLICADA RESOLUÇÃO QUE TRATA SOBRE GARANTIA DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

INFORMATIVO 389


Foi publicado no Diário Oficial Eletrônico de Minas Gerais no dia 30/08/2023 a Resolução AGE n°192/2023 que altera a Resolução AGE n° 17/2016, trazendo modificações ao Regulamento Geral aplicável aos Procedimentos Tributários e não Tributários da Advocacia-Geral do Estado.

Ler mais...
 

TJSP: IMÓVEL DE EMPRESA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL PODE SER PENHORADO PARA PAGAMENTO DE DÉBITO DE IPTU

INFORMATIVO 389


Em uma ação de execução fiscal de débito de IPTU, a 14ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) autorizou, de forma unânime, a penhora de um imóvel pertencente a uma empresa em recuperação judicial em face a débitos de IPTU não quitados.

Ler mais...
 

NOVO DECRETO ALTERA AS REGRAS DO PAT - PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

INFORMATIVO 389


No dia 31/08/2023 foi publicado o Decreto n°11.678/2023 que altera a regulamentação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). A norma prevê a implementação de programas com o objetivo de promover e monitorar a saúde e aprimorar a segurança alimentar e nutricional dos trabalhadores (art. 173).

Ler mais...
 

PUBLICADA SOLUÇÃO DE CONSULTA QUE TRATA DA INCIDÊNCIA DE CONTRIBUIÇÕES SOBRE INTERVALO INTRAJORNADA INDENIZADO

INFORMATIVO 389


Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 29/08/2023 o processo de consulta n° 99.009/23 que prevê que a verba paga em razão da supressão parcial ou total do intervalo intrajornada integra a base de cálculo para fins de incidência das contribuições sociais previdenciárias sobre a folha de salários e salário-de-contribuição.

Ler mais...
 

BELO HORIZONTE: PORTARIA TORNOU OBRIGATÓRIA A EMISSÃO DE NFSE PARA MEI QUE PRESTA SERVIÇOS A TOMADOR INSCRITO NO CNPJ

INFORMATIVO 389


Foi publicada no dia 30/08/2023 no Diário Oficial do Município de Belo Horizonte a Portaria n°42/2023 que tornou obrigatória a emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFSe), por meio do sistema Emissor Nacional, pelos Microempreendedores Individuais (MEIs) que prestam serviços para tomador inscrito no CNPJ.

Ler mais...
 

PUBLICADA SOLUÇÃO DE CONSULTA QUE TRATA DA RETENÇÃO DE TRIBUTOS EM CONTRATOS DE CONCESSÃO

INFORMATIVO 389


Foi publicada no dia 30/08/2023 no Diário Oficial da União a solução de consulta COSIT n°190/2023 que trata da retenção de tributos sobre pagamentos realizados por empresa pública federal a título de reembolso em contrato de concessão.

Ler mais...
 

PUBLICADA SOLUÇÃO DE CONSULTA QUE TRATA DA TRIBUTAÇÃO DOS RENDIMENTOS DE CARTÓRIO NA AUSÊNCIA DE TITULAR

INFORMATIVO 389


Foi publicada no Diário Oficial da União de 30/08/2023 a Solução de Consulta n°185/2023 que trata sobre a tributação dos rendimentos de cartório na hipótese da ausência do titular.

Ler mais...
 

PUBLICADA SOLUÇÃO DE CONSULTA QUE TRATA DA APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS DE PIS E COFINS RELACIONADOS A VENDA DE REFRIGERANTES

INFORMATIVO 389


Foi publicada no Diário Oficial da União de 30/08/2023 a Solução de Consulta COSIT n°188/2023 que prevê a impossibilidade de apropriação de créditos de PIS e Cofins em operações derivadas de receitas provenientes da venda de refrigerantes no mercado interno pelo fabricante, relacionados a insumos adquiridos em operações que estão isentas de tributação, sujeitas à alíquota zero ou suspensas em relação a essa contribuição.

Ler mais...
 

PUBLICADO O MAIOR ACORDO DE TRANSAÇÃO TRIBUTÁRIA REALIZADA PELA PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL

INFORMATIVO 389


A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN)celebrou um acordo histórico de transação tributária com uma Empresa Produtora de Cimento. Com esse acordo serão regularizadas dívidas que totalizavam cerca de R$11 bilhões, dos quais R$270 milhões se referem a créditos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que estavam em disputa judicial infrutífera há mais de uma década.

Ler mais...
 

PAUTA DO PLENÁRIO DO STF

INFORMATIVO 389


No período compreendido entre 01/09/2023 a 11/09/2023

Ler mais...

Assine nossa Newsletter

Receba nosso informativo semanal