Notícias 2026
STF DECLARA INCONSTITUCIONAL ADICIONAL DE ICMS PARA ENERGIA E TELECOMUNICAÇÕES NO RJ E PB
INFORMATIVO 508
O Supremo Tribunal Federal, no julgamento das ADIs 7077, 7634 e 7716, decidiu que os adicionais de ICMS sobre energia elétrica e telecomunicações, criados pelo Rio de Janeiro e pela Paraíba para financiar fundos de combate à pobreza, são inconstitucionais desde 2022, pois a LC 194/2022 classificou esses serviços como essenciais.
STF FORMA MAIORIA PARA LIMITAR CORREÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS MUNICIPAIS À TAXA SELIC
INFORMATIVO 507
O Plenário do Supremo Tribunal Federal formou maioria para estabelecer que municípios não podem aplicar índices de correção monetária e juros de mora superiores à taxa Selic na atualização de créditos tributários, conforme notícia veiculada pelo site ConJur. O entendimento foi firmado ao rejeitar recurso do Município de São Paulo contra decisão do Tribunal de Justiça paulista que havia afastado a cobrança de ISS com juros de 1% ao mês cumulados com correção pelo IPCA. No caso concreto, a cobrança municipal incluía multa, atualização monetária e juros previstos em legislação local, mas o tribunal estadual concluiu que a sistemática ultrapassava o limite representado pela Selic, posição agora confirmada pela Corte Suprema.
STF - RESERVAS TÉCNICAS DE SEGURADORAS FICAM FORA DA BASE DE PIS E COFINS, VOTA MINISTRO FUX
INFORMATIVO 506
O Ministro Luiz Fux, relator do recurso com repercussão geral no Supremo Tribunal Federal, propôs a tese de que as receitas provenientes de aplicações financeiras das reservas técnicas de seguradoras e entidades de previdência privada não integram a base de cálculo do PIS e da Cofins, conforme notícia veiculada pelo site Conjur. O julgamento foi suspenso após pedido de vista do Ministro Alexandre de Moraes, sendo o voto do relator o único apresentado até o momento.
STJ DETERMINA QUE SELIC EM RESSARCIMENTO DE PIS E COFINS SÓ INCIDE APÓS 360 DIAS DO PEDIDO ADMINISTRATIVO
INFORMATIVO 505
A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que a correção monetária pela taxa Selic no ressarcimento de créditos de PIS e Cofins só começa a contar após o prazo de 360 dias da formalização do pedido, conforme o artigo 24 da Lei 11.457/2007, conforme matéria veiculada pelo site Conjur.
ÁGIO INTERNO EM DEBATE NO STJ: EMPRESA-VEÍCULO E OS LIMITES DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
INFORMATIVO 504
O STJ deve julgar tese envolvendo a dedutibilidade do ágio gerado em operações societárias internas realizadas por meio de empresa-veículo. A controvérsia gira em torno da validade de reorganizações societárias nas quais uma empresa interposta é utilizada para aquisição de participação societária dentro do mesmo grupo econômico, com posterior incorporação, permitindo a amortização fiscal do ágio.
STJ FIXA TESE SOBRE A BASE DE CÁLCULO DO ITBI E VEDA ARBITRAMENTO UNILATERAL PELOS MUNICÍPIOS
INFORMATIVO 503
O Superior Tribunal de Justiça, ao julgar o Tema Repetitivo nº 1.113, pacificou controvérsia histórica acerca da base de cálculo do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, conferindo maior segurança jurídica às operações imobiliárias e delimitando a atuação dos municípios na constituição do crédito tributário.
SANCIONADA A LEI COMPLEMENTAR QUE REGULAMENTA AS NOVAS REGRAS DA REFORMA TRIBUTÁRIA
INFORMATIVO 502
A Lei Complementar nº 227, oriunda do Projeto de Lei nº 108/2024, foi sancionada pelo Presidente da República no dia 14/01/2026, trazendo novas regras para regulamentar aspectos estruturais da Reforma Tributária.